1 de dezembro de 2013

Gelatina Colorida


  Abrindo os trabalhos de idéias de pratos para as festividades de final de ano, que tal uma gelatina charmosa com o colorido do Natal, e excelente para o nosso clima tropical?! Então, hoje temos como sugestão de sobremesa leve para o Natal,  uma gelatina colorida usando as cores natalinas! 
  Essa comida é vista por muitos como simples, banal, infantil, mas é um alimento super refrescante para o nosso verão quente, tem baixas calorias, é usada em várias receitas como ingrediente de cor e consistência, além dos ótimos benefícios a saúde! A origem do seu nome vem do latim "gelatus" que significa sólido. Uma curiosidade do nome vem do italiano, eles chamam a gelatina também como "colla de pesce", traduzindo para o português temos seria "cola de peixe", e isso se deve pois antigamente eles retiravam a gelatina da bexiga natatória e cartilagem dos peixes. 
  A gelatina mais conhecida de hoje tem origem animal, pois ela é extraída dos ossos, cartilagens, peles e tendões de suínos e bovinos. A susbtância extraída dos animais que origina a gelatina se chama colágeno hidrolisado (vamos nos abster de explicações mais detalhadas sobre essa parte, porque não é o nosso objetivo, mas o assunto é interessante - fica a dica!), ou seja, a gelatina é rica em colágeno, proteínas e queratina, substâncias ótimas para  fortalecer ossos, articulações, unhas, cabelo e diminui a flacidez da pele ainda aumentando a sua hidratação!
  A história da gelatina é antiga, vem dos egípcios, que conforme arcevos históricos serviriam sobremesas a base de gelatina em seus banquetes. Estudos sobre sua produção foram realizados pela primeira vez em 1682 pelo francês Denis Papin, após em 1870 o cientista Voit descobre as a natureza proteíca da gelatina. Estudos continuam sendo realizados, pois a gelatina é utilizada não só nos alimentos mas por indústrias farmacêuticas, cosméticas e fotográficas, por exemplo.
  Bom, temos dois tipos de gelatina, a em pó e a em folha. Abaixo segue explicação de como usar as duas:
  1. Gelatina em pó: os fabricantes sempre dão as instruções de preparo, mas é super simples. Para 30g de gelatina em pó, use em média meio litro de água! Mas primeiro misture metade da água = 250ml em fogo baixo, para dissolver a gelatina. Depois acrescente 250ml = mas essa metade deve ser de água fria. E pronto! É só levar a geladeira para ficar consitente! Mas é claro, se quiser mais consitência diminua a quantidade de água.
  2. Gelatina em folha: A gelatina em folha precisa ser hidratada com água. Então pegue uma tigela de água  fria (para 10g de gelatina você vai usar uma média de meio litro de água = 500ml), e mergulhe a folha. Deixe hidratando por 5 minutos, após enxugue a água da folha e utilize no preparo de pratos quentes. Se a preparação do prato não continuar no fogo,  se deve dissolver a gelatina em fogo baixo por uns 15 segundos, e não deixei ferver a água; caso contrário a gelatina vai perder o componente de consistência do prato.         
Gelatina Colorida de Natal
Receita de Gelatina Colorida
Rendimento médio de 10 porções

Ingredientes:
  • 30g de gelatina em pó de morango
  • 30g de gelatina em pó de maracujá
  • 30g de gelatina em pó de limão
  • leite condensado a gosto

Utensílios:
  • Tigelas para servir
  • Panela
Preparação:
  A preparação é feita como explicado acima na forma de uso da gelatina em pó. Mas como estamos usando três sabores diferentes, o processo demora, pois devemos esperar a gelatina endurecer antes de acrescentar o novo sabor. No final, para dar um doce especial, coloquei um pouco de leite condensado na superfície da sobremesa!

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário