8 de dezembro de 2013

Cantucci

  Il Cantuccio ou I Cantucci, no plural são biscoitos italianos típicos da região da Toscana que lembram Natal, pois eles são dados muitas vezes como presente em latas super decoradas. Como o nosso tema de dezembro é Natal, essa é uma receita muito simples, interessante, gostosa, que nós podemos fazer em casa e oferecer ou mesmo presentear os nossos amigos e familiares!
  Cantucci são biscoitos de amêndoas, que tem a peculiaridade de um duplo cozimento no forno, e podem ser consumidos sozinhos, ou ensopados em um vinho liquoroso, mas tradicionalmente se utiliza o Vin Santo toscano. Esse é um prato de fácil conservação devido aos seus ingredientes mais secos, e para manter seus biscoitos sempre novinhos em casa, mantenha-os em latas de alúminio.
  O nome cantucci deriva da palavra do latim "cantellus", que significa "pedaço ou uma fatia de pão", que era também o nome de um biscoito salgado que os soldados romanos consumiam durante suas campanhas militares. Esse biscoito também é conhecido como "Biscotti di Prato", devido ao confeiteiro da cidade toscana de Prato, ter inventado a versão mais conhecido no mundo do cantuccio.
  Esses biscoitos são antigos, teriam surgido no século XVI, e eram consumidos de forma salgada. O açúcar foi acrescentado a receita a partir do século XIV,  após o "boom do açúcar" que se deu devido ao aumento do cultivo e do consumo do açúcar primeiramente pela Inglaterra e Itália (principalmente na Toscana) e depois pelo resto da Europa.
  O biscoito se tornou famoso na corte de Caterina de Medici, mas não continha ainda as amêndoas na receita. A receita famosa dessa época era a dos biscoitos produzidos em Pisa, os quais eram muito parecidos com os ditos "biscoitos genoveses", como eram chamados em arquivos históricos desse período. As amêndoas foram inseridas a receita após 1900.

Cantucci
Receita de Cantucci
Rendimento médio de 30 biscoitos

Ingredientes: 
  • 400g de farinha de trigo
  • 250g de açúcar granulado
  • 3 ovos
  • 150g de amêndoas
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de mel
  • lascas da casca da laranja a gosto
Utensílios:
  • Papel manteiga
  • Forma de metal
  • Vasilha grande
  • Batedeira
Preparação:
  Em uma forma de metal despeje as amêndoas picadas de forma grossa, não corte muito fininhas. Leve as amêndoas para tostar em forno pré aquecido a 180°C, até dourarem, que varia de 2 a 3 minutos em média.
  Prepare outra forma de metal , colocando o papel manteiga dentro. 
  Em uma vasilha grande coloque os ovos e o açúcar, e mexa em com a batedeira até que fique uma massa tipo gemada. Após acrescente o fermento químico, a essência de baunilha, as lascas da casca da laranja, o mel e misture mais um pouco. Depois comece a colocar a farinha de trigo aos poucos, e as amêndoas; a massa do cantuccio deve ter o ponto em que a massa desgruda das mãos e da parede da vasilha. Então, após usar a batedeira, trabalhe com as mãos a massa, se achar necessário coloque mais farinha ao composto.
  Faça três rolinhos com a massa, e disponha na forma de metal. Leve a forno pré aquecido a 180°C por uns 15 minutos ou até a massa criar uma crosta dourada. Retire do forno a massa, e deixe esfriar levemente, é importante cortar o cantuccio ainda morno. Corte a massa em diagonal, e disponha as partes cortadas novamente na forma de metal. Leve novamente ao forno pré aquecido a 180°C, por uns 10 minutos. 
  Deixe esfriar complemante os biscoitos e assim estão prontos para serem degustados!!!!

Massa pronta para a primeira fornada.
Massa cozida após a primeira fornada.
Cantucci cortados para entrar na segunda fornada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário