7 de dezembro de 2013

Eggnog

  Quem nunca viu o episódio de Natal do Two and a Half Man, onde else servem um coquetel amarelo com bebida alcoólica onde o Jake bebe muito até ficar bêbado? Lembrando disso (rindo muito lembrando do episódio) me deu vontade de tomar esse coquetel de Natal americano, o Eggnog!
  O eggnog é conhecido como uma bebida americana típica do Natal, mas suas origens não são americanas. A origem desse  coquetel é britânica, que no século 14 começou a tomar um drink chamado de posset, que era um coquetel feito com leite quente coalhado em cerveja, vinho, ou algo semelhante com ingrediente doce ou temperado, normalmente eles usavam sherry ou vinho, na receita. Os ovos foram acrescentados algum tempo depois ao drink, o qual, em 1800, era tomado em momentos festivos pela aristocracia inglesa, pois os ingredientes se tornaram tão caros e escassos, que apenas quem tinha poder aquisitivo conseguia consumi-lo. 
Eggnog Tradicional
  O eggnog chegou nos Estados Unidos por meio dos colonizadores britânicos, e se tornou muito popular pois era barato e fácil de fazer. Na Ámerica eles não tinham o mesmo problema de escassez de leite e ovos como na Inglaterra, porém os americanos substituíram o brandy e vinho pelo rum! 
  O nome de eggnog possui duas teorias de origem. A primeira mostra que a etimologia da palavra eggnog vem de "egg",que em português significa ovo, e "nog" vem da palavra "noggin" que significa pequenas canecas feitas de madeira onde essa bebida seria servida. A outra teoria da origem da palavra diz que "nog" viria do termo "egg-and-grog", onde "grog" seria uma gíria colonial americana usada para nomear o rum. Com o tempo o termo "egg-and-grog" teria virado "egg'n'grog" e por fim eggnog!

Receita do Eggnog
Rendimento de 4 a 6 porções

Ingredientes:
  • 1.200ml de leite
  • 6 gemas de ovos
  • 50g de açúcar
  • 10g de essência de baunilha, ou uma fava
  • 100ml de rum
  • noz moscada a gosto
Utensílios:
  • Panela
  • Copos ou xícaras para servir
Preparação:
  Misture o leite, os ovos, o açúcar, a baunilha e o rum em uma panela a fogo baixo até a mistura engrossar. A bebida não precisa ter rum, se quiser deixe de fora a parte alcoólica, que fica muito gostoso também. Depois que a mistura virar um leve creme, acrescente a noz moscada e se pode servir a bebida quente ou fria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário