A polenta e osèi é um símbolo dessa cidade, um doce muito "particolare" ( palavra amada pelos Italianos dessa região)! A preparação desse doce é um pouco complicada e só os bergamascos conseguem cozinhar o doce original, por isso nunca tentei a receita, mas abaixo tem a receita para os aventureiros e curiosos!
A origem desse dessa é incerta, se sabe que foi criada por um confeiteiro da cidade no fim de 1800, devido a arquivos de fotos da época.
![]() |
Polenta e osèi |
Bergamo é uma cidade da Lombardia, a aproximadamente 50km de distância de Milão. Acaba sendo conhecida por ter um dos aeroportos mais usados da região, mas é uma cidade muito "carina" com a parte baixa e a parte alta " città alta" , que se pode subir de trenzinho, o "funicolare" e ter uma visão maravilhosa da cidade, além de restaurantes com comidas locais sensacionais, e confeitarias cheias de polenta e osèi!!!
Città Alta de Bergamo |
Enfim, eu recomendo visitar a cidade, e principalmente provar esse doce tão diferente e encontrado apenas nessa região!
Receita que rende 6 porções
Ingredientes:
Pão de ló:
- açúcar 390 gr.
- Mel 15 gr.
- Ovos 320 gr.
- Gemas de ovos 150 gr.
- 320 gr de farinha.
- Amido 130 gr.
- Fermento em pó 1/2 colher de chá
- manteiga 500 gr.
- 200 gr de chocolate branco.
- Rum 50 gr.
- Pasta de avelã 50 gr
- 200 gr de clara de ovo
- Açúcar 50 gr.
- Manteiga 600 gr.
- Álcool 100 ml.
- açúcar cozido (se obtém com 1 kg de açúcar, 50 gr de glicose, 75 g de água)
- curaçao 14 °
- marzipã amarelo
- marzipã de chocolate
- açúcar cristal amarelo
- geléia de damascos
- cacau em pó
Utensílios:
- Tigela
- Batedeira elétrica
- Balança digital
- Molde de plástico oval
- Fouet (batedor de arame)
Preparação:
Pão de ló: bata o açúcar com mel com os ovos e as gemas e acrescente a farinha de trigo, amido e o fermento previamente misturados. Quando toda a mistura é lisa, verter em moldes de plástico com a forma de uma meia esfera. Cozinhe durante 20/30 minutos a 200 graus. Para 1 kg. de produto acabado, o molde tem de ter um diâmetro de cerca de 12/14 cm.
Creme de manteiga com o chocolate e avelã (para o recheio): bater a manteiga com o chocolate branco já derretido e, em seguida, adicione a pasta de avelã e rum. Açúcar cozido: açúcar umedecido com água e adicione o açúcar e deixe cozinhar até que tudo atinge uma temperatura de 120 °.
Creme de manteiga (cobertura): Bata as claras até ficarem firmes, acrescente o açúcar cozido e deixe a mistura esfriar. Misture a manteiga a esse composto até ficar cremoso.
Montagem da polenta: Reduzir para metade o hemisfério do bolo e umedeça com um pouco de curação e recheie com creme de manteiga com chocolate e avelãs. Recoloque a meia-esfera, em seguida, espalhar no topo o creme de manteiga e cubra com uma folha de espessura marzipã amarelo de 4/5 mm. Por fim, polvilhe com açúcar cristal amarelo. No centro da polenta e espalhe a geléia de damasco e encima dessa adicione o marzipã de chocolate, depois com um pincel passar a geleia restante de damascos, para que você adicione em seguida, o cacau em pó.
Buon appetito!!!!!
Ah, e quem se aventurar nessa receita me envia as fotos e como foi a experiência, se eu tiver coragem de fazer ela, conto para vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário