17 de agosto de 2013

Scones

  A receita de hoje é de scones! Depois de ter comido um muito bom de gorgonzola e nozes, tive vontade de fazer em casa e pesquisar mais sobre a história  desse curioso e gostoso pão ou bolo degustado na hora do café. Scones tem origem escocesa/inglesa/irlandesa, não se sabe muito bem quem tem o mérito da origem, mas a primeira referência dada em livros vem da Escócia em 1513 em textos de um poeta local, além de serem relacionados com uma antiga tradição galesa de cozinhar pequenos bolos redondos usando levedura.
  A origem do nome também é incerta, nas minhas pesquisas encontrei 3 histórias: a primeira vem de Stone of Destiny, local onde os reis escoceses eram coroados, Stone teria virado Scone. A segunda história mostra que a palavra vem de "sgonn", palavra gaélica que significa grande massa; e por último temos a palavra alemã "schoonbrot", que significa pão fino e bonito.
  Na versão original da receita se usa aveia e levedura, e a massa era aberta em um grande círculo e se cortava em triângulos, como as fatias de pizza. Nos dias de hoje, existem várias versões para receita, com ou sem recheio, em formatos de triângulos ou círculos, e a levedura foi trocada pelo fermento e a aveia por farinha branca.
  Dicas na hora do preparo da receita:
  1. Se quiser inserir algum ingrediente a massa, como uva passa, queijos, castanhas, nozes, entre outros, coloque junto com os ingredientes secos, pois se acrescentarmos a massa pronta, teremos que amassar mais e isso estimula a produção de glúten e a massa ficará mais elástica;
  2. Para se dar um brilho aos scones, pode-se usar uma gema de ovo, ou um pouco do próprio creme de leite usado na receita;
  3. Para ajudar no corte dos scones, mergulhe o aro de metal redondo na farinha, e repita ação cada vez que você sentir que os scones não estão desgrudando bem do aro.
  Abaixo segue a receita que usei hoje. Usando a massa base fiz duas versões, em uma usei erva doce e em outra queijo (no caso o Gruyère porque ando um pouco apaixonada por ele). 



 
Receita de Scones 
Variações usadas ou com erva doce ou com queijo
Rendimento de 10 Scones pequenos

Ingredientes:
  • 280g de farinha de trigo
  • 60 g de manteiga fria
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo
  • 160g de creme de leite com  soro
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • uma pitada de sal
Utensílios:
  • Tigelas
  • Balança de cozinha
  • Carta forno
  • Forma de alumínio
  • Pincel de cozinha
  • Aro de metal redondo
Preparação:
  Pré aqueça o forno a 200°C e forre a forma de alumínio com a carta forno.
  Em uma tigela misturar a farinha, o fermento e o sal. Após acrescente a manteiga em cubos pequenos, e misture um pouco para ter uma massa granulada. Nesse momento junte o ingrediente de sabor a massa, nesse caso fiz duas massas uma com erva doce, e outra com queijo (nessa última variação excluí o açúcar da receita).
  Em outra tigela misture os ovos e o açúcar até formar uma leve gemada, e após junte o creme de leite. Coloque essa mistura na mistura dos ingredientes secos, mexa até que todos os ingredientes sejam incorporados, coloque a mão na massa nessa etapa! 
  Por fim, polvilhe com farinha o local onde você vai abrir a massa, e comece abrindo até ter uma altura de mais ou menos 5 cm. Faça os scones colocando o aro de metal redondo na massa, e coloque eles sobre a carta forno. Antes do forno, pincele os scones com um pouco do creme de leite que sobrou para dar um pequeno brilho ao prato. Na hora do forno, se os scones forem pequenos, deixe no forno por 15 minutos, mas se forem maiores vão exigir mais tempo. A regra de ouro para saber se está pronto é quando eles ficarem dourados!


Se você quiser os scones puros, sem ingredientes de sabor, na hora de saborear, se pode abrir o scone e colocar manteiga ou geléia. 

Enjoy!!!! 








3 comentários:

  1. Ajudou muito com minha pesquisa para um trabalho de Língua Inglesa. Parece delicioso vou me certificar de testar a receita :D.

    ResponderExcluir
  2. Que tipo de creme de leite é? Caixinha, lata ou fresco (nata)?

    ResponderExcluir
  3. No lugar do creme de leite eu uso iogurte grego e reduzo o açúcar, uma vez que são servidos com geléia e nata batida ou cream cheese.

    ResponderExcluir