Rabanada é a receita de Natal do post de hoje! Esse prato é simples, sem uma preparação sofisticada, e associado ao Natal. As rabanadas são um doce de Natal, pois em Portugal, são um dos pratos feitos nas celebrações do dia da Consoada, que é dia 24 de dezembro, véspera do Natal. Consoada vem do latim “consolata”, de “consolare”, “consolar”, apesar da palavra é um dia festivo, comemorado com a mesa farta e toda a família reunida, conta a lenda que após a janta, as pessoas já abrem os presentes de Natal!
Bom, como podemos perceber a rabanada é de origem portuguesa, mas com data incerta. Teria nascido na região do rio Mondego, rio português que nasce na famosa região Serra da Estrela (a região do famoso queijo Serra da Estrela), e cruza a cidade de Coimbra. Se conta que ao norte do rio o doce é conhecido como rabanada, mas ao sul do rio é conhecido como fatia-dourada ou fatia-de-parida, pois conta a lenda que o prato era muito consumido pelas mulheres para se recuperar do parto, por isso “parida”. Visitando a cidade de Porto, pude provar a rabanada, realmente lá ela é conhecida por esse nome, e existem receitas que utilizam o vinho do porto no lugar do leite, também fica muito saboroso, então se você quiser arriscar vale a pena!
A rabanada também é feita em outros países, mas com nomes diferentes, segue a lista para o dia que você estiver em um desses países, e quiser muito pedir uma rabanada: Na França “Pain Perdu”, na Inglaterra “French Toast”, na Espanha torradas ou “torrijas”, na Argentina e Uruguai “Torrejas”, na Colômbia, Chile e Equador é conhecida como “tostadas francesas” e no México “pan francés”.
Como já vimos, a rabanada tem variações de sabores, em Portugal usam o vinho do porto (ótimo para usar em receitas), aqui no Brasil algumas receitas usam leite condensado! Mas nós do Gourmet in Kitchenland faremos a receita quase clássica, leite, ovos, açúcar, pão dormido, essência de baunilha e canela! Falando em pão dormido, rabanada é uma excelente utilização para o pão dormido, existem histórias (não são precisas, porque a história da rabanada em si, não é tão precisa) que contam que a rabanada realmente surgiu do reaproveitamento do pão dormido!!!! Há quem goste de usar o pão novinho, mas eu prefiro não desperdiçar o pãozinho de ontem! Vamos a receita!
Rabanadas |
Receita das Rabanadas
Rendimento médio de 25 rabanadas médias
Ingredientes:
- 300ml de leite
- 2 ovos
- 3 pães dormidos
- 120g de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- canela a gosto
Utensílios:
- Tigelas
- Frigideira
Preparação:
Em uma tigela coloque os ovos e bata bem a gema com claras. Em outra tigela misture o leite, o açúcar e a essência de baunilha. Prepare a frigideira, aquecendo já o óleo para fritar as rabanadas. Após comece o procedimento embeber o pão dormido na mistura do leite, depois passe nos ovos, e leve a frigideira. Não precisa deixar o pão muito tempo no leite e depois nos ovos, pois assim vai ficar muito molhada a rabanada e mais demorado será para fritar. Então apenas passe os dois lados do pão na mistura do leite e nos ovos.
Na hora de fritar, quando um lado do pão ficar dourado, vire o pão na frigideira, quando esse lado também estiver dourado o prato está pronto! Por fim polvilhe as rabanadas na canela, e depois disso é só servir e saborear!
Nenhum comentário:
Postar um comentário