24 de dezembro de 2013

Chás

  Bom, seguindo na linha Festas de Final de Ano, depois dos jantares, almoços e cafés da manhã ou tarde de Natal e Ano Novo sempre tem um cházinho para ajudar a digestão do estômago, ou simplesmente a ser saboreado pelos que apreciam. E podemos tornar o chá dessa época um pouco mais especial, com decorações, gostos diferentes, servir de uma forma diferente! 
  Primeiro voltamos ao tempo, e vamos entender como surgiu o chá! Ele é um belo ancião, e nasceu na China, que é o maior produtor de chá no mundo, seguido apenas pela Índia. Existem várias histórias sobre como o surgimento do chá, mas ficamos com a lenda mais contada. Que seria quando o imperador da China chamado Shen Nong em meados de 2737AC teria começado a aquecer a água antes de beber por questões de sáude, devido a surtos de epidemia que existiam no seu reino. Em um dia repousado em uma árvore, deixando sua água esfriar antes de beber, percebeu que uma folha da árvore teria caído na água quente, e isso lhe rendeu um sabor muito gostoso. 
 O imperador japonês Shomu, foi o primeiro a servir o chá para seus convidados. Depois a especiaria foi descoberta pela Europa chegando em portos portugueses, e disseminando o chá pelo resto da Europa. No século 17, ele desembarcou na Inglaterra por meio da princesa portuguese Catarina de Bragança, casada com rei Charles II. A então rainha Catarina, começou a difundir o chá na Inglaterra servindo aos seus convidados em cafés da tarde, ou festas de chás. E ficamos por ai, porque existem muitas histórias de chás pelo mundo!
  A palavra chá vem do cantonês e mandarim "cha" que tem a pronuncia que conhecemos e significa apanhar ou colher. Os portugueses foram os primeiros a importar o chá para europa e adotaram a forma cantonesa "cha", que nos derivou a palavra chá conhecida hoje. Mas a pavra tem a variação "te", que deriva a palavra inglesa "tea", italiana "tè", que deriva do dialeto Min, que significa bebida em malaio.
  O assunto sobre chá é muito vasto, então vamos a alguns tipos de chás que podemos fazer nas nossas festividades:

English Tea - Chá inglês: Esse é um clássico conhecido em todo mundo, quem nunca comprou uma caixa dos Twinings of London?! O chá tradicional inglês contém leite, fica gostoso, e é uma forma diferente de saborear um chá. Como fazer:
  1. Ferva a água que será usada no chá;
  2. Coloque o chá (em sachê, em folhas, ou com infusor), nas xícaras e despeje a água quente;
  3. Deixe a infusão funcionar por uns 2 ou 3 minutos;
  4. Retire o sachê ou as folhas de chá; 
  5. Por fim, despeje o leite!
                         

Chá Gelado de Hortelã: Esse é um chá refrescante, de hortelã e geladinho! A hortelã é um ótimo digestivo, ajuda no tratamento da azia, evita vômitos, náuseas, enfim, ótimo para se recuperar das comidas das festas de fim de ano! Como fazer:
  1. Ferva a água que será usada no chá;
  2. Coloque as folhas de hortelã diretamente em uma jarra de vidro, e despeje a água quente;
  3. Deixe a infusão funcionar por uns 2 ou 3 minutos;
  4. E leve a geladeira.
                        

Chá de Laranja e Cravo: Esse á um chá de frutas diferente, pois é gostoso e estéticamente bonito. Como fazer:
  1. Ferva a água que será usada no chá;
  2. Corte a laranja em rodelas e insira o cravo na sua superfície, após coloque uma rodela por xícara;
  3. Despeje a água quente nas xícaras e deixe a infusão funcionar por uns 2 ou 3 minutos;
  4. Por fim, é só servir e saborear!
                       

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário