A salada de salpicão é mais uma receita típica do Natal, afinal nosso clima tropical pede uma salada. Existem várias formas e tipos de receita de salpicão, podemos colocar as verduras que gostamos, e muitas vezes frango e ameixas, isso vai depender do gosto das pessoas que estão cozinhando. A característica do salpicão são as verduras cortadas em tiras finas, ou também conhecido no francês como julienne. Julienne é a forma que se corta os alimentos, em tiras finas, para cozinhar rápido e uniforme ou para dar uma bela apresentação ao prato.
Na minha receita vai alguns ingredientes clássicos do salpicão que normalmente vemos e comemos nas festas, como presunto, queijo, pimentão verde e cenoura. Essa receita não tem muita base história consistente, então no post the hoje vou me abster de escrever origem e história do prato. Então vamos direto a receita!
Rendimento médio 15 porções
Ingredientes:
- 3 tomates
- 3 cenouras
- 3 pimentões verdes
- 9 fatias de queijo (o tipo de queijo fica a seu gosto)
- 9 fatias de presunto
- 170g de iogurte natural
- 30g de mostarda dijon
- noz moscada a gosto
- batata palha a gosto
Utensílios:
- vasilhas ou tigelas
- panela
Primeiro cozinhe as cozinhe as cenouras em uma panela com água a fogo médio. Depois de cozida, corte a cenoura em tiras finas e uniformes.Após corte da mesma forma os tomates, os pimentões, o queijo, e o presunto, e misture todos em uma vasilha.
Para o molho, misture o iogurte natural com a mostarda dijon, se você gosta muito de mostarde, pode aumentar a quantidade dela na receita! Misture os dois e acrescente noz moscada a gosto. Molho pronto, acrescente ele a salada.
A batata palha deve ser colocada antes de servir o prato, pois se colocarmos antes na hora de servir elas terão absorvido a humidade do molho, e não
serão mais crocantes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário