26 de julho de 2013

Risotto allo Zafferano

  Risotto allo zafferano, em português risoto de açafrão ou também conhecido como risotto alla milanese por ser inventado na província de Milão. Em algumas literaturas mais tradicionais, mostra uma diferença entre os esses dois risotos, pois o  risoto milanese ter um ingrediente chamado "midollo di bue", que é a carne de dentro de um dos ossos do boi. Por isso, a receita de hoje é denominada risotto allo zafferano, pois não usaremos esse ingrediente extra.
  Existem várias versões sobre a história desse prato, mas a mais contada é essa. Esse prato é muito antigo, seu nascimento foi exatamente em 08 de outubro 1574, na época em que construíam o Duomo de Milão.   Assim, haviam trabalhadores belgas que estavam preparando os vitrais da igreja, e um deles era o mestre Valerio di Fiandra. No casamento de sua filha, o chefe decidiu colocar o açafrão no risoto, para dar cor e alegria ao prato nesse dia festivo. Mas ele não imaginava que esse toque extra seria apreciado por muitos e é até os dias de hoje.
  Abaixo segue essa receita, a quantidade de açafrão colocada no prato é a gosto!!!



Receita do Risotto allo Zafferano:

Rende uma porção para 5 pessoas

Ingredientes:

  • Açafrão
  • 90 gramas de manteiga
  • 350 gramas de arroz arbóreo
  • 1 copo de vinho branco
  • 1 litro de brodo (ou também conhecido como caldo) 
  • 1 cebola
  • 150 gramas de queijo ralado 
Utensílios:
  • Panela
  • Colher de pau
  • Concha
Preparação:

Começamos pelo brodo, se você quiser fazer o verdadeiro brodo, segue receita rápida abaixo, caso contrário se pode usar 2 a 3 tabletes de caldo de galinha diluído em água, ou em alguns lugares se encontra o próprio brodo em pó que também pode ser usado diluído em água. Para essa receita eu prefiro fazer o brodo de galinha e não o de vegetais ou de carne.

Brodo de galinha: para um litro de água, 250 gramas de galinha, um pouco de osso de galinha, sal a gosto, e se quiser pode colocar cebola ou cenoura para dar um aroma. Colocar em uma panela, e deixar por duas horas no fogo ou até a galinha cozinhar bem!

  Continuando, cortar a cebola em cubinhos,e refogar com uns 40 gramas de manteiga na panela. Colocar o arroz e tostar um pouco ele na panela, e após colocar o vinho branco. O vinho tem a função de tirar o gosto do amido do arroz, e você deve mexer e deixá-lo evaporar um pouco. 
  Depois disso, inicia-se a colocar o brodo quente, então deixe o brodo em fogo alto em uma outra panela até finalizar o risoto. Coloque uma concha e mexa, até o arroz absorver a água, e repita esse processo até cozinhar o arroz. Para saber se o arroz está pronto, se deve provar!A receita original se pede arroz "al dente" que é um meio termo do arroz mole para o duro, é quando mordemos o arroz e sentimos levemente que ele não está cozido no meio dele, está "durinho" no meio, e macio por fora. Mas aqui no Brasil se consome o "mole" ou bem macio mesmo. Quando estiver chegando nesse ponto, coloque o açafrão diluído em um pouco de água (pra não ficar tão forte quanto colocar o pó diretamente), e continue mexendo! 
  Pra finalizar a receita coloca-se o queijo ralado mexendo até o queijo derreter e ser absorvido no risoto, e depois se realiza o mesmo processo com o restante de manteiga. E o risoto está pronto!
O risoto tem um tempo médio de 20 minutos para ficar pronto, e deve-se usar fogo baixo pra ele não grudar na panela!!

Aproveitem a receita e se quiserem me mandem comentários, mais histórias dúvidas e fotos dos risotos de açafrão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário