Suflê! Prato de origem francesa tão simples, mas ao mesmo tempo tão difícil! Esse prato realmente não gosta da gravidade, sua beleza não dura muito, mas o sabor macio e suave na boca perdura - Maravilha!!!
Eu acho interessantíssimo o conceito de suflê, a ciência aplicada à gastronomia onde temos uma massa que cresce com calor, sem uso de fermentos, apenas com um componente que se cria nas claras em neve - o ar!
O suflê, do francês soufflé, que vem do verbo souffler, que em português significa sopro! Ele surgiu no fim do século 18, se tem registros dessa receita Louis Eustache Ude em "The French Cook" de 1813, e desde então vários tipos de receitas surgiram desse prato, doce ou salgadas.
Para se ter um suflê é fundamental ter ovos frescos (ovo caipira é uma boa escolha, pois a clara é mais densa) e bater as claras em neve até um ponto bem duro, com claras bem consistentes, esse é o componente que tem ar incorporado e faz com que o prato efetivamente cresça ou inche! Uma pitada de sal nas claras quando se está batendo, ajuda na firmeza. A forma clássica de um suflê é claras em neve com um creme, normalmente bechamel (no caso de suflês salgados), incrementado por um sabor como cenoura, queijo, brócolis, e assim por diante!
É importante não se usar ingredientes muito pesados na massa, pois dificulta o crescimento. Quanto mais leve, melhor! Assim como o cozimento, sempre forno pré aquecido e a temperaturas de baixo a média para ter um cozimento uniforme! Por mais que todos queiram que o prato cresça e fique assim para sempre, é utopia! O suflê é uma receita que deve ser consumida na hora, senão murcha mesmo!
Então nunca esqueça: "Os convidados podem esperar, mas o suflê não!"
Receita de Suflê de Queijo
Rendimento 4 pessoas
Ingredientes:
Ingredientes:
- 40 g de manteiga
- 80 g de farinha de trigo
- 250 ml de leite
- 3 ovos
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 200 g de emmental ou gruyère
- Sal
- Noz moscada (opcional)
Utensílios:
- Panelas
- Tigelas
- Ramequins pequenos
- Batedeira
- Batedor de arame
Preparação:
Separe as gemas das claras, as gemas serão usadas no creme e as claras serão batidas em neve.
Começamos com o creme, um bechamel com queijo. Para o bechamel, coloque em uma panela a fogo baixo, a manteiga. Depois que a manteiga derreter incorpore a farinha, e por fim o leite. Se empelotou, o truque é tirar a panela do fogo e mexer até a massa ficar lisa novamente, e só depois retornar a panela ao fogo. Acrescente os queijos, corte em cubinhos para facilitar no seu derretimento, após vai o ovo, e assim a massa está pronta!
Reserve a massa, e bata as claras em neve. Pode-se colocar uma pitada de sal para ajudar na firmeza. E bata até a clara ficar bem firme e não caia dos batedores de arame da batedeira. Incorpore lentamente o molho bechamel de queijo as claras, despeje nos ramequins e leve ao forno pré aquecido a temperatura média de 180°C. Deixe por uns trinta minutos e pronto! Seria bom manter o suflê em forno desligado por 1 minuto antes de tirar, para que não se tenha um choque de temperatura e murche rapidamente.
Voilà!!! Aprecie sua refeição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário