21 de setembro de 2013

Brigadeiro ou Negrinho

  Que tal uma guloseima de aniversários, principalmente infantis, como sobremesa em uma panelinha? Essa é uma das novas formas de servir o clássico brigadeiro! Assim como tem sido servido em colheres, copos de plástico, chocolate, tubos, potes ... ou ás vezes nem são servidos e são devorados direto na panela! Nos dias de hoje podemos encontrar os brigadeiros gourmet, com vários tipos de sabores agregados a receita original. Várias formas mas o conteúdo é o mesmo,o clássico brigadeiro ou negrinho como é popularmente conhecido no Rio Grande do Sul.
  Esse doce é 100% nacional, brasileiríssimo! Mas se tem dúvidas com relação a sua origem, como o próprio nome, o nome seria negrinho e depois começou a ser conhecido como brigadeiro ou ao contrário? Como o negrinho é a base de leite condensado, esse ingrediente chegou no Brasil em meados de 1880,  e ele foi substituído pelo açúcar nas sobremesas na época de 1940 devido a escassez do açúcar. Então esse doce pode ter surgido em alguma dessas datas, mas não temos referências históricas para saber ao certo.
  Bom, a história conhecida, e se você pesquisou, já vai saber que é essa: o doce ficou conhecido e recebeu o nome de brigadeiro em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, patrono das Forças Aéreas Brasileiras, nas suas candidaturas à presidência pela UDN (União Democrática Nacional) nos anos de 1946 e 1950. E ainda existem algumas histórias sobre o porquê eram feitos os brigadeiros nessa época. Uma delas era para arrecadar fundos para a campanha, ou eram distribuídos para as pessoas para conseguir votos, ou também usados em festas realizadas para promover a campanha eleitoral.
  De qualquer forma, brigadeiro é brigadeiro, muito simples, e com certeza símbolo de festas de aniversário!

Brigadeiro na panelinha.


Receita do Clássico Brigadeiro
Rendimento médio 20 docinhos individuais

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó 
Utensílio:
  • Panela de ferro
  • Colher de pau
Preparação:
  Coloque os ingredientes em uma panela de ferro a fogo baixo. Se gosta de um brigadeiro bem achocolatado, coloque mais chocolate em pó. Mexa constantemente, para que o doce não grude no fundo da panela e queime, e para que não empelote! Quando você começar a sentir uma consistência na massa e surgir umas bolhas de ar, é hora de dar o ponto. A consistência desejada varia de pessoa para pessoa, se você gosta de um negrinho cremoso mexa mais um pouco, e retire do fogo, senão continue mexendo por mais um tempo. 
  Fique atento: quando a massa esfria ela fica naturalmente mais dura, então sugiro que pare de mexer quando ainda está cremoso!
  O negrinho pode ser conservado na geladeira, e depois de 2 dias a cria uma crosta bem açucarada!

Bom apetite e boa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário