20 de setembro de 2013

Churrasco

  Como uma boa gaúcha, fiz esse post especial para o 20 de setembro, e o prato do dia é: CHURRASCO! Esse dia, praticamente a semana desse mês é importante no Rio Grande do Sul, pois se comemora a Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835 e se estendeu pelos próximos 10 anos. Não vou explicar sobre o feriado, pois não é o objetivo, mas o hino do estado descreve bem o sentimento  do gaúcho nessa data na parte :"Foi o 20 de setembro o precursor da liberdade". 
  Não existe gaúcho que não goste de uma carne sem "frescura", e não uma carne, mas muiiiiiiita carne! E não tem hora e nem dia para um churrasco, almoço ou jantar, de segunda a segunda! Esse prato significa tradição, ritual, união, família e amigos; então falar mal desse prato é praticamente desprezar o povo gaúcho.
  A história desse prato é antiga, vem do século XVII, e se mistura muito com a história do estado. Quem iniciou essa tradição foram os índios da região dos Sete Povos das Missões (cidade de Santo Ângelo), que com gado em abundância, livres e sem donos nos pastos, começaram a cozinhar a carne de forma rudimentar no fogo. Com a a grande quantidade de gado nos pampas gaúchas, a pecuária começou a ser desenvolvida, surgiram os vaqueiros que são denominados de gaúchos, e adotaram o churrasco como comida básica por ser fácil de fazer nas suas viagens. Os gaúchos dessa época usavam espetos de galhos firmes de árvore, fogo era aceso no chão, faca, sal e carne!
  Não é a toa que o povo do RS é conhecido como gaúcho, e a tradição do prato dura até hoje. Hoje o churrasco é mais sofisticado, usamos espetos de metal, criamos as churrasqueiras na parede, existem conjunto de itens só para fazer o churrasco. Muito raro ainda se encontrar o churrasco com fogo de chão ou na vala, que consiste em buraco no chão com fogo e se cravam os espetos com a carne (normalmente costela) para cozinhar!


Receita do Churrasco

Ingredientes:

  • Carne de sua preferência a vontade
  • Sal grosso
  • Temperos (alecrim, manjericão, hortelã, entre outros a vontade e opcional)
  • Carvão (para o fogo)
Utensílios:
  • Espetos
  • Churrasqueira
  • Faca bem afiada
  • Gamelas de madeira
Preparação:
  Coloque carvão na churrasqueira e ascenda o fogo usando a ajuda do álcool, que pega fogo mais rápido. Tempere a carne com temperos a vontade, se quiser, normalmente isso deve ser feito um com algumas horas de antecedência, para pegar bem o gosto do tempero na carne. Depois salgue a carne, coloque sal grosso pois salga a carne em um ponto ideal, nem pouco e nem muito, por não se prender muito na carne.
 Espete a carne nos espetos e coloque no fogo. O processo de cozimento pode ser lento dependendo da carne, da espessura do corte da carne e do fogo. Se deve cuidar e girar o espeto constantemente para a carne não queimar!
  Com a carne pronta, no ponto de cozimento que se deseja, tive ela do fogo, e bata a carne. Sim, bata na carne com a faca para tirar o sal grosso remanescente. Por fim é só cortar e servir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário