Suflê de goiabada com possível calda de queijo, fazendo uma versão mais elaborada do clássico "Romeu e Julieta", o queijo com goiabada! Como havia dito na receita do suflê de queijo, podemos usar diversos sabores a essa receita francesa, doce ou salgado, e todos tem o mesmo princípio e truques. Recapitulando rapidamente, ovos frescos (de preferência o caipira), clara em neve bem firme, forno pré aquecido de baixo a médio.
O ponto principal é a clara, segue mais umas dicas para uma clara em neve perfeita:
- Mantenha o ovo em uma tigela tampada por 1 hora antes de bater, em temperatura ambiente. Esse pequeno truque ajuda a aumentar o volume das claras em neve;
- Desprender as fibras da albumina, ajuda a estabilizar a espuma. Você pode peneirar a clara do ovo, ou com um garfo pendurar a clara para desfazer essas fibras;
- Não use tigelas ou recipientes com gordura, pois dificulta na incorporação de ar as claras, não criando a espuma;
- Quando se usa a batedeira, comece batendo na velocidade baixa para quebrar as claras, depois aumente a velocidade;
- A pitada de sal ajuda a quebrar ainda mais albumina e facilita no processo.
Suflê de Goiabada |
Rendimento 4 pessoas
Ingredientes:
- 4 claras de ovo
- 200g de goiabada da sua preferência
- Açúcar (opcional)
- 50g requeijão ou cream cheese
- 50g de queijo emmental
Utensílios:
- Batedeira elétrica
- Tigelas
- Ramequins
- Batedor de metal
Preparação:
Para a massa:
Corte a goiabada de sua preferência em cubos, e coloque em uma panela a fogo baixo com mais ou menos uma xícara de água. Quanto mais dura for a goiabada, mais água você vai precisar para derreter a mesma. Mexa e até a goiabada ter um ponto cremoso, não pode ser dura, mas muito líquida também dificulta o cozimento.
Bata as claras em neve, e depois de pronta, incorpore a goiabada às claras. Disponha a massa nos ramequins, e leve a forno pré aquecido a 180 °C por 30 minutos.
Para a corbetura (opcional):
Em uma panela derreta o requeijão ou creem cheese ao queijo emmental cortado em cubos. A calda está pronta depois que estiverem derretidos criando um creme homogêneo.
Por fim é só servir! Rápido porque estamos falando de suflê!
Dica: sirva a calda em uma tigelinha separada, e não derramada no suflê para que ele não murche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário