31 de agosto de 2013

Ovos Poché

  Uma receita, duas técnicas, e várias formas de saborear, esse é o ovo poché, na verdade qualquer prato que tenha um ovo como protagonista! Na minha geladeira esse é um ingrediente que nunca pode faltar, para se fazer um prato rápido, ou um demorado mas mais elaborado, para a maior parte de receitas usamos os ovos. Os ovos são importantes e conhecidos desde que o mundo é mundo, e começou a ser usado em receitas pelos antigos egípcios e romanos como ingrediente que desse a liga de um bolo ou de um pão, por exemplo.
 Hoje falamos do estilo de ovo poché, ou do inglês poached eggs, ou do italiano uovo in camicia (acho uma graça esse nome, mas eles também chamam de uovo affogato), em qualquer língua ele é muito saudável e gostoso com um cozimento feito em água quente (não fervente)!
  É muito difícil de saber quando nasceu o ovo poché,  mas se sabe que era muito indicado e apreciado por médicos por ter fácil digestão, assim como o ovo cozido com casca. Essa forma de cozimento contribui na maciez da claras e também das gemas conforme o tempo de cozimento. Para se ter o ovo com a clara bem formada, se tem a ajuda do vinagre, pois seu componente acético faz com que se tenha uma coagulação das proteínas da clara, solidificando a mesma.
Bom, vamos ao preparo!

Ovos Poché

Ingredientes:
  • Ovos frescos
  • Vinagre branco
  • Água quente
Utensílios:
  • Panela 
  • Escumadeira
  • Plástico filme

Primeira Técnica: Ovos poché com pão integral e queijo. 

Primeira técnica:

1.     Pegue uma xícara ou uma pequena tigela e coloque um plástico filme nela
2.     Coloque um pouco de vinagre branco dentro do plástico filme
3.     Quebre o ovo dentro do plástico
4.     Gentilmente una as pontas do plástico e pressione até a parte do ovo o plástico para não entrar água no ovo
5.     Quando a água estiver quente, desligue o fogo e coloque o ovo, deixando ele mergulhado até a clara se solidificar, de 1 a 2 minutos. Existem aqueles que gostam de movimentar em círculos o plástico na água para que fique com uma estética melhor a clara, isso fica a critério de quem faz
6.     Após rasgue o plástico filme e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto, se você quiser a gema mole, ou 3 minutos para uma gema mais consistente.
7.     Por fim, retire o ovo com ajuda de uma escumadeira da panela, e deixe escorrer a água antes de colocar no prato.

Segunda Técnica: Ovos poché, com pão integral, queijo parmesão e manjericão.

Segunda técnica:

1.     Quando a água estiver quente, coloque umas poucas gotas de vinagre e misture
2.     Desligue o fogo
3.     Crie um pequeno vórtice, movimentando em círculos a água com uma colher (também tem as pessoas que não fazem isso, eu não fiz e vocês podem ver o resultado na foto acima)
4.     Deixe um minuto na água e depois disso, se quiser ou precisar, com a ajuda de uma colher una as partes da clara que estão um pouco soltas
5.     Por fim, deixe por mais 2 minutos ou 4, e retire com uma escumadeira o ovo da panela, e deixe escorrer a água.

  O ovo poché considerado perfeito é o que tem a gema cremosa a líquida. Quando de abre o ovo e escorre a gema. Mas eu prefiro a gema mas durinha, então 3 minutos para uma gema mais cremosa, e 5 para uma mais consistente!

  Você pode saborear esse ovo tão nutritivo sozinho, ou com pães, saladas, queijos... enfim com o que você quiser!

Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário