6 de agosto de 2013

Crème Brûlée

  Essa é mais uma receita do mini curso de culinária das sobremesas francesas que fiz em Paris. O Crème Brûlée!!! Em português, "creme queimado", por ter no seu topo uma crosta queimada de açúcar. Pensamos que esse doce tem origem francesa, mas na verdade a origem é incerta, pois na Inglaterra se tem o "Burnt Cream" e a Espanha tem a "Crema Catalana", e todos acreditam que são os criadores da receita. Por meio de registros em livros de culinária, descobriu-se que no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot,de 1961, se possui o primeiro registro desse doce, então, seriam os franceses os criadores?
  Na verdade, François Massialot se inspirou nas duas receitas para criar o Crème Brûlée. :o Ele viveu na juventude em Londres, e nessa época existia um creme inglês mais consistente que o conhecido hoje, e utilizado em sobremesas. Mais tarde François em uma viagem a região dos Pirineus, encontrou também uma forma primitiva da Crema Catalana. 
  No século XVII, a comida era servida em três partes, só que no momento que se servia o último prato, o mesmo já estava frio. E nessa situação, Philippe d'Orléans em um dos seus jantares reclamou do doce frio, e então François teve a idéia de usar o ferro quente na superfície do doce para aquece-lo! E assim nasce o  Crème Brûlée conhecido de hoje!!!



Crème Brûlée


Receita do Crème Brûlée:
Rendimento 6 porções

Ingredientes:
  • 130 gramas de açúcar (e um pouco a mais para a corbetura)
  • 125 ml de leite
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 8 gemas de ovo
  • Essência de baunilha ou uma fava


Utensílios:

  • Balança digital de cozinha
  • Panelas
  • Maçarico de cozinha 
  • Ramequins
  • Vasilha

Preparação:

Pré aquecer o forno a 180°C.

Em fogo baixo misturar o creme de leite fresco, o leite, e se usar a fava da baunilha, colocar junto nessa fase. Faça essa mistura esquentar, sempre mexendo, mas não deixe ferver. Em uma vasilha misturar as gemas de ovo e o açúcar. Fora do fogo, acrescentar a mistura de ovos e açúcar na outra mistura de creme de leite e leite (se usou a fava da baunilha, tire ela antes desse procedimento), nesse momento não pare de mexer, pois a mistura quente pode cozinhar os ovos!
Se você usar a essência de baunilha, acrescente esse ingrediente só no final da receita!
Por fim, colocar o creme em ramequins, e levar ao forno por uns 40 minutos. Tem dica para o forno: disponha os ramequins em uma forma de metal, e encher essa forma de metal com água quente!!! Isso vai garantir o cozimento do creme!

Depois de pronto, vem a parte divertida! Deixe esfriar um pouco, e polvilhe com açúcar a superfície do creme, não exagere senão fica uma casquinha muito difícil de quebrar e mastigar. E passe o maçarico suavemente em círculos, chama baixa, e não diretamente na sobremesa!!!




Tem outra forma de queimar o açúcar! A forma "cowboy"!!!! No lugar do maçarico, se usa uma chapa redonda, com uma haste para segurar. Se esquenta essa chapa no fogão, e se aplica no topo da sobremesa durante alguns segundos! Fica uma crosta mais escura, mas o sabor continua o mesmo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário