3 de agosto de 2013

Croque Monsieur

  Inspirada na França, hoje falaremos sobre mais um prato clássico francês, o Croque Monsieur! Primeiro vamos a tradução para o português, "Croque" significa na culinária "fatia de pão banhado em ovo batido", e "Monsieur" significa senhor.
  Uma das lendas que gira em torno desse nome é que o Croque, quando pedido nas cafeterias parisienses era entregue aos cliente pelos garçons que falavam o nome do pedido "croque", e se reportavam aos clientes (nesse caso clientes homens, é claro), como "monsieur", falando "Le croque, monsieur". Dessa forma, o nome começou a ser entendido pelos clientes como croque monsieur, mas a origem correta do nome e da receita é incerta.
  A única coisa certa desse prato é que ele surgiu nos cardápios dos cafés parisienses em 1910, e que em 1919 foi encontrado na literatura por meio do livro "À l'ombre des jeunes filles en fleurs" (À Sombra das raparigas em flor) de Marcel Proust.

  O prato é uma versão mais elaborada de um simples pão com presunto e queijo, ou popularmente conhecido aqui no Brasil como "misto quente". É um prato que é de simples elaboração, mas que fica muito gostoso se usando ingredientes bons, e com o preparo certo.

Croque Monsieur com salada de alface, queijo e nozes.

Receita Croque Monsieur
Redimento 4 porções

Ingredientes:
  • 8 fatias de pão de forma
  • 1 copo de creme de leite
  • 2 ovos
  • pimenta do reino a gosto
  • noz moscada a gosto
  • 4 fatias de presunto
  • queijo emmental e gruyère a gosto
Utensílios:
  • panela
  • forma de metal
  • ralador de queijo
Preparação:

Para o molho da receita: colocar o creme de leite em uma panela, e os ovos previamente mexidos, pimenta do reino e noz moscada a gosto, e mexer a fogo baixo para não empelotar até dar uma engrossada no molho. Com um molho cremoso, tirar do fogo e reservar.

Nessa receita o molho pode ser substituído pelo bechamel, segue receita rápida: em uma panela colocar 100 gramas de manteiga em fogo baixo. Depois que a manteiga estiver derretida, colocar aos poucos 100 gramas farinha, e por fim, adicionar aos poucos 1 litro de leite e a pimenta do reino e noz moscada. Misturando até engrossar o molho, e com cuidado para não empelotar!

Após o preparo do molho, preparar o croque monsieur em si. Pegar uma fatia de pão de forma e colocar o presunto e queijo emmental e gruyère ralado (se quiser pode ser só o gruyére). Cobrir com mais uma fatia de pão de forma, colocar uma camada dos queijos ralados, e fazer uma cobertura com o molho branco feito previamente. Para dar uma dourada na cobertura da receita, coloque mais um pouco dos queijos ralados. 
Por fim, colocar o croque monsieur no forno a 220°C (conforme o forno), e deixar por uns 5 minutos, ou até dourar.

E bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário