Uma das lendas que gira em torno desse nome é que o Croque, quando pedido nas cafeterias parisienses era entregue aos cliente pelos garçons que falavam o nome do pedido "croque", e se reportavam aos clientes (nesse caso clientes homens, é claro), como "monsieur", falando "Le croque, monsieur". Dessa forma, o nome começou a ser entendido pelos clientes como croque monsieur, mas a origem correta do nome e da receita é incerta.
A única coisa certa desse prato é que ele surgiu nos cardápios dos cafés parisienses em 1910, e que em 1919 foi encontrado na literatura por meio do livro "À l'ombre des jeunes filles en fleurs" (À Sombra das raparigas em flor) de Marcel Proust.
O prato é uma versão mais elaborada de um simples pão com presunto e queijo, ou popularmente conhecido aqui no Brasil como "misto quente". É um prato que é de simples elaboração, mas que fica muito gostoso se usando ingredientes bons, e com o preparo certo.
Croque Monsieur com salada de alface, queijo e nozes. |
Receita Croque Monsieur
Redimento 4 porções
Ingredientes:
- 8 fatias de pão de forma
- 1 copo de creme de leite
- 2 ovos
- pimenta do reino a gosto
- noz moscada a gosto
- 4 fatias de presunto
- queijo emmental e gruyère a gosto
Utensílios:
- panela
- forma de metal
- ralador de queijo
Preparação:
Para o molho da receita: colocar o creme de leite em uma panela, e os ovos previamente mexidos, pimenta do reino e noz moscada a gosto, e mexer a fogo baixo para não empelotar até dar uma engrossada no molho. Com um molho cremoso, tirar do fogo e reservar.
Nessa receita o molho pode ser substituído pelo bechamel, segue receita rápida: em uma panela colocar 100 gramas de manteiga em fogo baixo. Depois que a manteiga estiver derretida, colocar aos poucos 100 gramas farinha, e por fim, adicionar aos poucos 1 litro de leite e a pimenta do reino e noz moscada. Misturando até engrossar o molho, e com cuidado para não empelotar!
Após o preparo do molho, preparar o croque monsieur em si. Pegar uma fatia de pão de forma e colocar o presunto e queijo emmental e gruyère ralado (se quiser pode ser só o gruyére). Cobrir com mais uma fatia de pão de forma, colocar uma camada dos queijos ralados, e fazer uma cobertura com o molho branco feito previamente. Para dar uma dourada na cobertura da receita, coloque mais um pouco dos queijos ralados.
Por fim, colocar o croque monsieur no forno a 220°C (conforme o forno), e deixar por uns 5 minutos, ou até dourar.
E bon appétit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário