25 de agosto de 2013

Ravióli de Ricota e Espinafre

  Hoje decidi fazer de almoço um ravióli de espinafre e ricota com a massa feita em casa! Nenhum problema em princípio, a não ser pelo fato de que eu não tenho a máquina de abrir massas em casa, e eis o momento que surge o desafio, abrir a massa com 0,5 mm de espessura apenas usando um rolo de massa!!! Na época da minha vó, isso era fácil, mas nos dias de hoje que ganhamos tantas facilidades e não precisamos fazer esforços na cozinha, isso é um verdadeiro desafio (que vergonha)! 
  O ravióli é um tipo de massa em formato de pequenos pastéis quadrados ou redondos, grandes ou pequenos, com recheios diversos dentro de si. Ravióli é a versão em português de ravioli ou no singular raviolo do italiano. Esse prato é muito antigo na culinária, tem traços desse prato na antiguidade das cozinhas egípcias e gregas, mas a sua criação efetiva vem da Itália. 
   No fim de 1200, possuem textos na literatura que indicam que o prato iniciou na Itália, na região da Liguria.  Na cidade de Marchesato di Gavi, havia um restaurante da família Raviolo, que começou a fazer esse prato, e dessa forma surge o prato e o nome. Existem outras histórias, mas a mais conhecida é essa mesma. E o prato foi difundido para outras regiões, pois nessa região existia a única estrada que comunicava Gênova com outras regiões, então possuíam muitos viajantes que provavam o prato. Já o recheio de espinafre e ricota tem origem na Emilia Romagna, região que tem por uma de suas especialidades as massas!

Ravióli de Ricota e Espinafre feito em casa


Receita de Ravióli de Ricota e Espinafre
Rendimento 4 pratos

Ingredientes:
Para a massa:
  • 250 g de farinha
  • 2 ovos 
  • 1 pitada de sal
Para o recheio:
  • 250 g de espinafre fresco
  • 150 g de ricota
  • 1 colher de café de noz moscada
  • pitada de sal
  • queijo ralado a gosto
Para o molho:
  • 100 g de manteiga
  • e folhas de sálvia ou manjericão
Utensílios:
  • Panela
  • Rolo de macarrão ou máquina para abrir massas
  • Vasilha
  • Cortadores 
  • Plástico filme
  • Mesa ou espaço plano para trabalhar a massa
Preparação:
Para a massa: Em uma mesa coloque a farinha, faça um buraco no meio e coloque os ovos. Com um garfo vá misturando a farinha aos ovos. Após, use as mãos para trabalhar a massa até que fique homogênea e lisa. Faça uma bola com ela, envolva a massa em um plástico filme, e reserve por uns 30 minutos.

Para o recheio:
Limpe o espinafre e cozinhe um pouco ele no vapor em uma panela. Depois de cozido, pegue as folhas do espinafre e corte de forma que fiquem bem pequenas. Misture em uma vasilha a ricota, o espinafre, a noz moscada, o sal, e queijo parmesão a gosto.

Após 30 minutos, pegue a massa e comece a abrir com ajuda de um rolo de macarrão, sobre uma mesa previamente polvilhada com farinha. Estenda a massa até ter 0,5mm de espessura (eu admito que não consegui)! Se você tem a máquina de abrir massa em casa, utilize ela passando a massa no início com a abertura de espessura maior, e diminua a abertura aos poucos. Como essas máquinas para utilização caseira são pequenas, corte a massa em 2 a 4 partes para abrir na máquininha!

Para fazer o ravióli, corte a massa em duas partes (se abriu ela com o rolo de macarrão ela já vai estar cortada), estenda uma delas na mesa e faça pequenos "morrinhos" com o recheio. Passe o dedo com água em volta dos recheios, para "colar" as massa, e depois coloque a outra massa por cima, e pressione em volta do recheio para retirar o ar, e colar melhor as duas partes do ravióli.

Feito isso, coloque a água para ferver em uma panela com um punhado de sal grosso, esse é o estilo italiano de cozinhar massas! E coloque os raviólis por em média 5 minutos para cozinhar na água quentíssima!!!

Para o molho, coloque em uma panela a manteiga e a folha de sálvia ou manjericão! Depois de derretida retire a manteiga do forno, retire a folha de tempero colocada e despeje a mistura na massa. Esse molho pode ser usado em qualquer outra massa, mas fica muito bom também com gnocchi ou melhor nhoque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário