23 de agosto de 2013

Chimarrão

 Essa é uma bebida típica do sul do Brasil (mais especificamente do Rio Grande do sul), alguns países da América do sul, e como gaúcha eu amo tomar um bom chimarrão!!! Como diz na letra da música  É disso que o velho gosta,  "Churrasco e bom chimarrão, fandango, trago e mulher. É disso que o velho gosta é isso que o velho quer!" e na musica se tem a expressão de que um bom gaúcho não dispensa um chimarrão e um churrasco também, é claro (não comentarei do resto, pois depende do gosto de cada um)!

Chimarrão Clássico
 Essa bebida tem origem guarani e foi trazida para o Brasil por meio dos espanhóis, que na época da dominação de territórios conheceram em Guaíra, índios guaranis mais fortes e dóceis que os outros. Esses índios colocaram em um porongo folhas moídas e água quente para ter a infusão, e para tomar usaram um canudo de taquara com uma ponta trançada de fibras e a outra aberta. Eles chamavam a bebida de caá-i (água de erva saborosa)!!! 
  Mas a palavra chimarrão vem de  cimarrón,  que significa bruto e rude, que designam os animais domesticados que se tornaram selvagens. E dessa forma surgiu o nome da bebida forte e amarga saboreada pelos nativos.
  O chimarrão é uma infusão de água quente e erva mate (Ilex Paraguariensis), tomado em uma cuia de madeira, e se utiliza uma bomba de metal como "canudo" para tomar a infusão, ou melhor o chimarrão! Existe também o Tereré, mais saboreado pelos países da América do Sul como Argentina e Uruguai, e consiste em um porongo com bomba, que se coloca erva mate e água fria, e se acrescenta suco de frutas ou açúcar, dependendo do país.

As várias faces de um chimarrão (foto de sites diversos)

  O chimarrão para mim é símbolo de tradição, de amizade e confraternização! Uma roda de chimarrão com a bebida passando de mão em mão é muito comum no sul, inclusive há quem diga que tomar chimarrão sozinho nem tem graça! Não existe hora certa para apreciar um chimarrão, no trabalho, no parque, na rua passeando com o cachorro, em casa vendo televisão, na praia, no inverno, no verão, chimarrão pode até ser substituído por água por muitas pessoas, mas com muitos benefícios a saúde. Essa infusão é rica em vitaminas, minerais, proteínas e lipídeos. Então não tenha medo do chimarrão, faz mal tomar ele com água "pelando", ou seja muito quente! 
  Achei nas minhas pesquisas os 10 mandamentos do chimarrão, e achei ótimo eles (porque concordo com todos), e segue abaixo essa curiosidade sobre a tradição gaúcha da bebida:



  1.  Não peças açúcar no mate.
  2. Não digas que o chimarrão é anti-higiênico.
  3. Não digas que o mate está quente demais.
  4.  Não deixes um mate pela metade.
  5.  Não te envergonhes do ronco do mate.
  6. Não mexas na bomba.
  7. Não alteres a ordem em que o mate é sorvido.
  8.  Não durmas com a cuia na mão.
  9. Não condenes o dono da casa por tomar o primeiro mate.
  10.  Não digas que o chimarrão dá câncer na garganta.

  Como fazer um chimarrão (difícil explicar, mas vou tentar) :
  1. Coloque a erva na cuia até o pescoço (a parte estreita da cuia antes da abertura maior);
  2. Vire de lado na horizontal, com um ângulo de mais ou menos 45 graus, colocando a mão na erva para ela não cair;
  3. Coloque a  água vagarosamente (eu gosto de colocar água morna) até a superfície da cuia, e continue segurando a cuia na horizontal;
  4. Deixe a água ser absorvida pela erva e coloque a cuia na vertical;
  5. Encha de água a cuia, e coloque a bomba, tapando o bico da bomba!
E a bebida está pronta! Encha uma garrafa térmica com água quente, e tome o chimarrão em uma roda de amigos que é muito mais divertido!


Links e livros interessantes sobre o assunto:
http://www.mtg.org.br/chimarrao.html
Livro "História do Chimarrão" de Barbosa Lessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário