18 de agosto de 2013

Arroz de Leite

  Arroz de leite ou também conhecido como arroz doce é um doce de infância, ele sempre me remete aos tempos de criança que a minha mãe fazia pra mim! Esse doce teve origem na Ásia, mais especificamente na China, que foi o primeiro povo a cultivar o arroz. E depois a receita se espalhou pelo mundo, com variações para cada país que atingiu. No Brasil é essa versão que conhecemos, arroz e leite mesmo! O arroz de leite chegou ao Brasil do jeito que conhecemos por meio dos portugueses no século XIX, e utilizado em momentos de festa.
  Também conhecido como rice pudding, riso latte, entre outros, uma versão persa que eu comi, cozinhado por uma grande amiga minha iraniana, é chamada de shola-e-zard e nela tem ingredientes como o açafrão, cardamomo e aguá de flor de laranjeira (rosewater)! Não é extremamente doce, mas tem um gosto muito interessante, essa receita fica para um próximo post. Hoje segue receita da minha mãe, que era da minha vó, ou seja, receita de família, mas que não foge muito das receitas que encontramos dessa sobremesa.


Receita do Arroz de Leite
Rendimento 4 porções

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 3 xícaras de água
  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 xícaras de leite
  • Canela a gosto
Utensílios:
  • Panela
  • Colher de pau
  • Tigela pequena
Preparação:

  Colocar o arroz e as xícaras de arroz em uma panela a fogo médio. Deixe a água ser absorvida pelo arroz, mexendo para que o arroz não grude na panela, não precisa mexer constantemente, mas fique cuidando a panela e de vez em quando mexa. Depois coloque o leite, e nesse ponto mexa sempre até ficar cremoso. 
  Em uma tigela faça uma gemada bem branquinha com os ovos e o açúcar, quando o arroz chegar no ponto "cremoso", retire a panela do fogo e despeje a gemada e mexa até que incorpore bem! 
 Por fim, coloque o arroz de leite em tigelinhas ou potinhos, polvilhe com canela a gosto, e saboreie!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário