10 de agosto de 2013

Blueberry Pancakes ou Panquecas de Mirtilo

  O prato de hoje são panquecas americanas e pra dar um gosto especial acrescentei os mirtilos! Estou usando a receita americana porque eles adoram comer panquecas no café da manhã, mas existem várias outras receitas que variam conforme o país de origem.
  A panqueca tem origem na Grécia, é um prato antigo, normalmente usado no café da manhã, com a idéia principal de misturar a farinha com líquidos gerando uma massa para ser cozinhada em uma chapa. E a panqueca é isso mesmo, normalmente feita de farinha, fermento químico que faz com que a massa fique mais leve e porosa, manteiga derretida (ou gordura), leite como a parte líquida e em algumas receitas se encontram ovos.

Panquecas de mirtilo

  Dicas na hora de cozinhar!!!

  1. Misturar os ingredientes até ter uma massa homogenia, mas não misture muito. Caso contrário desenvolverá o glúten na massa, e ela ficará mais elástica, "borrachuda". Além de ocasionar a quebra das bolhas de ar da mistura, que faz com que a panqueca não fique tão leve.
  2. A mistura deve ser cremosa, não muito dura e não muito líquida. Misturas líquidas se espalham demais na chapa ou frigideira e misturas muito duras devem ser cozinhadas por um tempo maior para não ficarem cruas dentro, ou se muito cozidas perdem a maciez que a receita deve ter. Teste sempre a textura da massa na hora da preparação.
  3. Calor da chapa ou frigideira para cozimento também é outro ponto importante! Não pode ser muito quente, se não vai queimar e não cozinhar. O teste do calor é feito pingando uma gota de água na chapa, que deve escorrer e evaporar. Além disso, se percebe também um leve vapor levantando da chapa quando está na temperatura correta (mas isso sem ter nada na chapa!).
Bom, vamos a receita agora. Essa tirei do livro Todas as Técnicas Culinárias da Le Cordon Bleu, e acrescentei o mirtilo e um pouco de açúcar!


Receita da Panqueca de Mirtilo
Rendimento varia do tamanho das panquecas.

Ingredientes:
  • 225 g de farinha de trigo
  • 300 ml de leite
  • 1-2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1-2 colheres de chá de fermento
  • 50 g de mirtilo ou a gosto
  • 1 colher de chá de açúcar
Utensílios:
  • Tigela 
  • Chapa ou frigideira
Preparação:

  Misture todos os ingredientes, não tem ordem, mas eu prefiro colocar os secos, e acrescentar os líquidos aos poucos para não empelotar, e isso facilita na percepção da consistência. Os mirtilos são os últimos ingredientes a serem inseridos.
  Passe um pouco de manteiga na frigideira para a massa não grudar, e ligue o forno em fogo baixo, mas não esqueça de fazer o teste do calor.
  Coloque com a ajuda de uma colher um pouco de massa na frigideira, tentando manter um tamanho médio de 10 cm de diâmetro que é o tamanho das panquecas tradicionais americanas. Vire a massa quando se perceber que está cozida de um lado, e quando estiver no outro está pronta! 
  Se quiser pode colocar açúcar de confeiteiro com ajuda de uma peneira no topo das panquecas ou geléias e caldas do que você quiser, o mais comum é de frutas.

Enjoy your breakfast!! Aproveite seu café da manhã!




Nenhum comentário:

Postar um comentário