1 de fevereiro de 2014

Croûtons e Croûtes

  Vamos aprender e entender a diferença entre os famosos croûtons e os não tão conhecidos croûtes, e aprender a fazer. Os dois são crostas ou pães torrados, se traduzirmos do francês croûtes são crostas em português, e croûtons é uma palavra derivada do croûte. Ambos são muito usados como guarnições de sopas, saladas e carnes.
  Os croûtons são pães cortados em cubinhos e tostados na  frigideira. Esses cubinhos tostados de pão são ótimos para encorpar sopas e saladas. Quem nunca viu os famosos croûtons em saladas? Já os croûtes são pequenas fatias de baguete cozidas em forno, e também são usados nas sopas para dar consistência ou flutuar, como por exemplo na sopa francesa de cebola, são ótimas guarnições para absorver os molhos de aves e carnes e pudemos usar eles também como forma de canapés acompanhados de um patê diferente, para aperitivos é claro!
  Ambos são feitos usando pães adormecidos, pois assim eles ficam bem sequinhos depois de assados como os croûtes ou fritos como os croûtons!
  Abaixo vamos aprender como fazer, e incrementar ainda mais as nossas receitas com eles!

Croûtons

Ingredientes:
  • Pães amanhecidos (pão dormido)
  • Óleo
Utensílios:
  • Frigideira
  • Papel-toalha
Preparação:
  Corte o pão dormido em cubos pequenos. Depois coloque 1cm de azeite com um pouco de manteiga na frigideira, e deixe ele esquentar até espumar. Em fogo alto, Coloque os cubos de pão na frigideira, e deixe por uns 5 minutos cozinhar, e balance a frigideira de vez em quando para cozinhar melhor os pãezinhos. Depois de prontos, despeje-os em papel-toalha, para retirar a gordura.


Croûtons de pão integral.
Croûtes

Ingredientes:
  • Pão baguete amanhecido (dormido)
Utensílios:
  • Forma de metal
Preparação:
  Corte a baguete em rodelas médias. Disponha as rodelas de pão na forma de metal. Leve a forno alto pré aquecido de 2-3 minutos ou até dourarem. Retire do forno e vire todas as rodelas de pão para dourar o outro lado. Leve novamente ao forno por 2-3 minutos ou até ficarem dourados novamente.

Baguetes virando croûtes
Croûtes de baguete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário