20 de fevereiro de 2014

Mousse de Amora

  O mousse de amora é uma receita super leve e gostosa, ótima para o nosso verão. Na verdade sou fã de qualquer mousse, ou musse em bom português, principalmente os de frutas. E confesso que foi a primeira vez que testei as amoras em um e achei suuuuuper gostoso!
  Mousse é um doce e uma palavra francesa, traduzindo para o nosso português significa espuma. Isso se deve pela sua consistência cremosa e muitas vezes aerada, o que vai depender da técnica que se usa. Sim, existem técnicas ou formas de se fazer o mousse, em algumas vão ovos, outras creme de leite, outras claras em neve, outras merengue italiano, então conforme a forma de fazer o mousse teremos uma determinada consistência. Mas a unanimidade em todos é a leveza e o frescor!
  O mousse, mas precisamente o pioneiro mousse de chocolate, surgiu na França no século XVIII, criado pelo artista francês Henri de Toulouse-Latrec que chamava o prato de "maionese de chocolate", depois ficou conhecido como "mousse au chocolat". Conta-se que a palavra mousse teria sido originada da palavra muslum, que era uma mistura de mel e vinho feita na Roma Antiga, com o latim a palavra virou musla, e por fim chegou ao conhecido mousse!
  A técnica do mousse de amora é bem simples, apenas com a fruta, açúcar, creme de leite e gelatina sem sabor para dar uma consistência firme. Então o mousse será firme e leve, sem ter as acentuadas características aerada e cremosa! No futuro faremos mousses com cada tipo de consistência e técnica! Aguardem!!!!


Mousse de amora.


Mousse de Amora
Rendimento médio de 8 a 10 porções

Ingredientes:
  • 450ml de purê de amoras
  • 15g de gelatina sem sabor
  • 300ml de creme de leite
  • 120g de açúcar 
Utensílios:
  • Formas de plástico
  • Liquidificador ou processador
  • Tigelas
Preparação:
  Primeiramente devemos preparar o purê de frutas, então com um processador ou liquidificador triture as amoras para resultar no purê. Passe o purê por um coador para tirar as sementes da fruta, mas se você gosta pode deixar. Nesse purê coloque o açúcar, eu coloquei 120g, mas nesse momento a quantidade de açúcar é opcional, se você prefere um mousse menos adocicado, diminua a quantidade!
  Prepare a gelatina sem sabor, eu usei a gelatina em pó, então para 15g coloquei 5 colheres de sopa de água e levei alguns segundo ao microondas. Espere a gelatina amornar. Depois despeje a gelatina no purê de amoras e deixe descansar de 15 a 30 minutos ou até a mistura engrossar.
  Por fim, coloque  aos poucos o creme de leite no purê com gelatina, e misture bem. Coloque nas formas de plástico e gele por no mínimo 4 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário