4 de fevereiro de 2014

Frango ao Molho de Laranja com Croûtes

  Para esse final de semana, que tal fazer um frango normal com um molho especial de laranja? O nome desse molho requintado é Sunny Citrus, e é um tipo de molho velouté de preparação simples. Bom, eu queria testar esse molho francês que tem no meu livro de cabeceira dos últimos tempos "Todas as técnicas cúlinarias" da le Cordon Bleu, então decidi fazer com um frango grelhado e de guarnição os croûtes, lembram dele da semana passada? 
  Primeiro vamos entender mais sobre esse molho francês. A base dele é o roux blond, que é a mistura em fogo médio da manteiga derretida com a farinha até chegar a cor dourada, depois de 2 a 3 minutos de cozimento. Para o velouté acrescentamos o caldo de galinha, vitela ou peixe ao roux blond. E para chegar ao molho sunny citrus temperamos o velouté com suco de laranja! Resumo da sequência do molho:  roux blond - velouté - sunny citrus (veluté com tempero)!
  Para esse molho ser um sucesso a dica principal é ter paciência. Pois temos que deixá-lo cozinhar a fogo de médio a baixo, por uns 10 a 15 minutos, ás vezes mexendo para não criar uma nata. Também temos que ter cuidado na hora de misturar o caldo com o roux blond, pois para que o molho não empelote, temos que realizar esse processo fora do fogo, e é bom deixar esfriar um pouco o roux blond antes disso.

Frango ao Molho de Laranja com Croûtes
Frango ao Molho de Laranja com Croûtes
Rendimento médio de 8 porções 

Ingredientes:
  • 800g de peito de frango
  • 200ml de suco de laranja
  • 50g de manteiga
  • 50g de farinha de trigo
  • 1 litro de caldo de galinha
  • croûtes
  • manteiga extra para grelhar o frango
Utensílios:
  • Frigideira
  • Panela
  • Medidore de ml e gramas
Preparação:
  Para o molho, começamos com o molho base dele, o roux blond. Para isso pegamos uma panela e colocamos 50g de manteiga e deixe derreter a fogo de médio a baixo. Com a manteiga derretida, acrescentamos a farinha, e com uma colher de pau misture bem os dois. Deixe cozinhar de 2 a 3 minutos, até ficar dourado. Retire do fogo e deixe esfriar.
  O segundo passo do molho é acrescentar 1 litro de caldo de galinha à mistura feita previamente, fora do fogo para que não empelote, e misture bem. Assim temos o molho velouté, mas devemos acrescenter o sabor de laranja a ele. Então, assim vamos para a terceira parte do molho que é colocar os 200ml de suco de laranja no velouté, e  deixe cozinhar em fogo brando de 10 a 15 minutos, para o molho engrossar. De tempos em tempos mexa esse molho, para dissolver a nata, ou retire-a.
  Com o molho finalizado, temos que grelhar os frangos. Em uma frigideira a fogo baixo, derreta a manteiga, e coloque os frangos para grelhar.
  Por fim é só preparar o prato, colocando o frango, o molho de laranja, os croûtes e uma folha de manjericão para enfeitar!

Molho Sunny Citrus


Nenhum comentário:

Postar um comentário