13 de fevereiro de 2014

Zabaione

  O creme Zabaione é um delicado e saboroso creme feito a base de gema de ovos. O seu sabor
adocicado fica por conta do açúcar e do vinho branco doce, normalmente se usa o vinho Marsala, mas se usam também o vinho do Porto, Madera, Malaga, Vin Santo e Moscato, e liquores como Kirsch e Rum. Mas não se desespere, se não achou nenhum desses vinhos, pegue um vinho branco doce ou uma espumate doce, que vai ficar gostoso também! Você também pode usar o vinho tinto doce, porém a cor da Zabaione ficará com tom escuro e avermelhado.
  Esse doce é de origem italiana e também conhecido como zabaglione e sabayon dependendo do país. A história desse creme tem três versões, mas acredita-se que o creme pode ter surgido muito antes delas, vejamos:

  1. Em 1500, o capitão Giovanni Baglioni acampou com sua tropa na região de Reggio Emilia, e ordenou que seus soldados saissem em busca de comida. Eles acharam ovos, açúcar e vinho!  Que coincidêndia! Misturaram os três e comeram, e essa comida começou a ser chamada de "Zvàn Bajòun", em homenagem ao capitão, e depois o nome se transformou em zabaione.
  2. Em Torino no século XVI, o monge Giovanni de Baylon, teria inventado a receita para ajudar na recuperação de doentes. Depois que se transformou santo o creme foi chamado de San Baylon, e depois virou o zabaione.
  3. Em Veneza, no século XVII, eles também cozinhavam uma bebida cremosa que teria vindo de Illira (Dalmácia na Croácia) onde usavam o vinho doce do Chipre, e o doce era conhecido como zabaja.

  A dica para uma ótima zabaione é cozinhar o creme em banho-maria a fogo baixo (não deixando a água chegar em ponto de fervura), pois assim as gemas não cozinham. Outro ponto importante é o vinho, ele deve ser um saboroso vinho, caso contrário a zabaione não terá um gosto bom!
  Para servir, você pode servir quente ou frio o creme zabaione, porém se quiser degustar gelado, mexa de tempos em tempos o creme para que o vinho não se separe do creme. O zabaione pode ser degustado sozinho ou com acompanhamento de biscoitos, frutas frescas como morango, amora, mirtilo, ou também chantilly.

Zabaione.
Zabaione
Rendimento médio de 4-6 porções

Ingredientes:
  • 6 gemas de ovos
  • 125 ml de vinho branco doce
  • 100g de açúcar
Utensílios:
  • Tigelas 
  • Panela
  • Copos de vinho para servir
Preparação:
  Coloque em uma tigela as gemas de ovos e bata banho-maria a fogo baixo. Depois acrescente o açúcar e o vinho branco doce e continue mexendo.
  A mistura deve ficar espumosa, brilhante e cremosa, e isso demora em torno de 10 a 15 minutos, mas continue sempre mexendo o creme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário