25 de fevereiro de 2014

Risoto de Brócolis

  O Risoto de brócolis é uma deliciosa forma de comer o nosso arroz de cada dia! OK, não é bem o nosso arroz, pois temos que o usar o arbóreo, carnaroli ou o vialone nano! E não cozinhamos exatamente na forma clássica, mas é no final das contas estamos cozinhando arroz! Falando rapidamente do arroz, esses são os três tipos mais usados, mas tem características diferentes entre si. Abaixo mostramos elas para que você possa escolher o seu arroz:

  1. Arbóreo: Cozinha mais rapidamente em média de 15 minutos. Tem menos amilose, deixando o grão duro, e um arroz menos cremoso. E o grão é o maior dos três tipos de arroz.
  2. Carnaroli: Cozimento médio de 17 minutos. Tem o grão com tamanho médio dentre os três tipos de arroz. Tem grande quantidade de amilose, que deixa o risoto mais cremoso.
  3. Vialone nano: é o menor grão dos três, e de formato mais arrendondado. Cozimento maior, com tempo médio de 20 minutos. É o arroz com maior quantidade de amilose, sendo o mais cremoso dos três.
  Os risotos são feitos usando o mesmo processo tostar o arroz (tostatura) - vinho para tirar amido (sfumatura) - cozimento com o caldo - colocação dos ingredientes - finalização com queijo e manteiga (matecatura) . Então o que muda de um risoto para o outro são os ingredientes que dão o sabor no caso de hoje o brócolis. Normalmente colocamos esses ingredientes quase no final da receita, para que eles não se desmanchem muito, mas alguns ingredientes temos que cozinhar um pouco antes como camarão, cenoura, brócolis, entre outros.
  O brócolis é um legume amado por muitos e odiado por muitos outros, mas eu particularmente adoro, e adoro o colorido que dá aos risotos. Esse alimento é ótimo para a saúde, é rico em ferro e vitamina K, além de minerais como o sódio, zinco, potássio e cálcio, e contém também as vitaminas A, C, B1, B2 e B6. Qual é o benefício para a nossa saúde? combante anemia, ótimo coagulante, evita úlceras e gastrites, previne câncer, fortalece o sistema imunológico, previne diabetes, e é excelente para o coração! Com tantos benefícios não tem como não fazer esse risoto de brócolis, né?!

Risoto de Brócolis
Receita Risoto de Brócolis
Rendimento médio de 5 porções

Ingredientes:
  • 80g de brócolis
  • 90 gramas de manteiga
  • 350 gramas de arroz carnaroli
  • 1 copo de vinho branco
  • 1 litro de brodo com caldo de galinha 
  • 1 cebola
  • 150 gramas de queijo ralado 
Utensílios:
  • Panela
  • Colher de pau
  • Concha
Preparação:
  Coloque para cozinhar os brócolis. Enquanto isso corte a cebola em cubinhos,e refoggue com uns 40 gramas de manteiga na panela. Coloque o arroz e toste um pouco ele na panela, e após coloque o vinho branco. 
  Depois disso, inicia-se a colocar o brodo quente, então deixe o brodo em fogo alto em uma outra panela até finalizar o risoto. Para esse brodo, usamos para 1 litro de água, 2 tabletes de caldo de galinha. Coloque uma concha e mexa, até o arroz absorver a água, e repita esse processo até cozinhar o arroz. Para saber se o arroz está pronto, se deve provar! Quando o arroz estiver quase no ponto de 'al dente',  coloque o brócolis picadinho e continue mexendo! 
  Pra finalizar a receita coloca-se o queijo ralado mexendo até o queijo derreter e ser absorvido no risoto, e depois se realiza o mesmo processo com o restante de manteiga. O risoto tem um tempo médio de 20 minutos para ficar pronto, e se cozinha a fogo baixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário