9 de novembro de 2013

Pão de Semolina

  O pão é um dos alimentos mais antigos do mundo, não se sabe ao certo quando surgiu, se foi há 6.000, 10.000 e até 12.000 mil anos atrás, mas se há consenso de que surgiu na Mesopotâmia. Nessa época o homem começou a cultivar o trigo e logo descobriu que misturando trigo ou outro cereal com água, e após colocando essa mistura em um pedra quente, ou seja, depois de ter cozinhado a mesma, rendia um alimento gostoso e rico em energia.

 No início o pão era achatado, seco e muito consistente, pois não era fermentado, mas após a descoberta do processo fermentação pelos egípcios, os pães passaram a crescer e ficarem fofos (essa história já foi contada aqui no blog no post da pizza margherita). Após  isso, o pão foi aprimorado pelos gregos com novas técnicas e agregando sementes, frutas, verduras e  formas como trançado aos pães. Depois foi muito consumido pelos romanos com o seu “panis et circenses “ ou “pão e circo”, onde o povo ganhava comida e diversão para esquecer da sua  insatisfação com o governo. Após ele tomou mais forma e sabor na França, e dai em diante ganhou o mundo!
  O pão de hoje é um pouco diferente, substituímos a farinha de trigo pela farinha de semolina, que dá um sabor especial ao nosso pão de casa dia. A sêmola é o resultado da moagem de trigo ou cereais e traz benefícios a saúde se colocada na sua dieta. Ela é uma ótima arma contra o colesterol alto, pois ajuda a reduzir o seu índice para quem já tem colesterol LDL alto! 

Pão de farinha de semolina
Pão de Semolina
Rendimento 4 pães grandes

Ingredientes:


  • 500g de farinha de sêmola
  • 260ml de água
  • 30g de fermento biológico
  • 120g de manteiga
  • 25g de sal
Utensílios:
  • Vasilha
  • Rolo de massa
Preparação:
  Em uma vasilha coloque a farinha de sêmola, o fermento bológico, o sal e despeje a água aos poucos, até dar o ponto da massa. O ponto da massa é quando ela não gruda mais nos dedos, e nos permite abrir ela em uma mesa polvilhada com mais facilidade.  Nesse ponto, coloque a massa em uma mesa, e trabalhe ela com as mãos, ou melhor sove a massa, para desenvolver o glúten e deixar a massa mais elástica. Coloque a mistura novamente na vasilha, acrescente a manteiga derretida e misture. 
  Trabalhe mais uma vez a massa em uma mesa polvilhada e corte ela no tamanho que deseja fazer os pães. Para facilitar na hora de dar a forma ao pão, abra a massa levemente com um rolo. Assim se pode dar um formato de rolo na massa, fazer uma bola, enfim, o que se desejar, polvilhe com farinha de sêmola e coloque para descansar por uma hora a massa.
  Depois de 1 hora o fermento vai ter reagido e a massa estará bem crescida, então coloque em forno pré aquecido a 180° C e deixe assar por uns 30 minutos, ou até o pão ficar com uma crosta dourada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário