16 de novembro de 2013

Pão-de-ló de Água

  Quero mostrar para vocês um pão-de-ló diferente, o pão-de-ló de água! Essa é uma receita de família muito simples, mas que rende um saboroso bolo! O pão-de-ló também é conhecido como o bolo genovês, a Génoise em francês, Pan di Spagna em italiano, e Sponge Cake em inglês.
Pão-de-ló de água com glacê de limão
  Voltamos um pouco para as origens, conta-se que o criador seria o chefe genovês Giobatta Cabona, que foi enviado à Espanha para preparar um banquete para a corte espanhola em meados do ano de 1700. Nessa ocasião ele preparou um bolo muito leve que foi muito apreciada por todos. Dessa forma surgiu o Pan di Spagna, que no inicio era conhecido como Pâte Génoise.
  Antigamente esse bolo era feito no estilo banho maria, utilizando o calor na mistura dos ingredientes. Hoje em dia, a receita foi aprimorada e se utiliza o calor apenas para assar a massa. Os chefes mais tradicionais aplicam ainda o método de calor na mistura da massa.
  O pão-de-ló chegou ao Brasil por meio dos portugueses. Eles preparavam (e ainda preparam) essa receita com muitas variações, como o pão-de-ló de ovar, de Alfezeirão e de Arouca, fora outros que devem existir e não sabemos. Eu tive a oportunidade de provar o ovar, abaixo se pode ver uma foto desse tipo de pão de ló. Alguns dizem que a receita se originou em conventos de Portugal. mas vamos com a história mais conhecida de origem italiana.

Pão-de-ló de Ovar português
Receita do Pão-de-ló de Água
Rendimento médio de 20 porções

Ingredientes:
Bolo:
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar 
  • 2 xícaras de farinha
  • 10 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de fermento
Glacê de limão:
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
Utensílios:
  • Medidor de pesos ou uma xícara de 240ml ou 90g + colher de sopa
  • Batedeira elétrica
  • Vasilhas
  • Fouet ou batedor de arame
  • Forma retangular ou oval de metal 
Preparação:

  Separe as gemas das claras, colocando as gemas em uma vasilha e as claras em outra. Acresente as gemas o açúcar e bata bem com um batedor de arame, criando uma gemada bem branquinha. Após coloque a farinha e a água lentamente, se achar que a massa está ficando muito líquida, não coloque mais água, pois no final temos as claras que deixarão a massa mais líquida.
  Bata as claras em neve uma batedeira elétrica até formar os bicos (no post do suflê de queijo você pode encontrar as dicas para ter uma clara em neve perfeita). Pegue o composto de gemas, açúcar, farinha e água, acrescente o fermento e misture. Por fim, utilizando o batedor de arame incorpore lentamente as claras em neve a massa. Esse processo deve ser bem lento, caso contrário podemos desmanchar as claras em neve, e a massa vai perder o componente que tem ar e trará leveza a receita.
  Após isso, leve a forno pré aquecido a 180°C, e deixe em média vinte minutos ou até dourar, pois essa massa tem um cozimento muito rápido, então fique atento!
  Por fim, se quiser, acrescente uma calda. Na minha receita coloquei um glacê simples de limão, para esse glacê misture o limão ao açúcar e despesje sobre o bolo.

Bom Apetite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário