Está chegando o verão, as festas de Fim de Ano, então que tal pegar leve na comida antes de nos encher de guloseimas dessas festas? Vamos de salada, que é definida nada mais e nada menos que vegetais verdes com algum tipo de molho e começou a ser apreciada na história pelos antigos gregos e romanos. Antigamente a salade era simples, apenas com folhas verdes, com o passar dos anos, elas se tornaram mais apreciadas e ficaram mais elaboradas com novos ingredientes acrescidos às receitas.
A salada que falaremos hoje é a salada Waldorf. Ela foi criada no Waldorf-Astoria Hotel (isso explica o nome) pelo maitre Oscar Tschirky em meados de 1893. Se sabe que é dele, pois em 1896 ele inclui a receita ao seu livro "The Cook Book by Oscar of the Waldorf", que era constituida apenas por maçãs, aipo (ou salsão) e maionese. Após as nozes foram colocadas na receita, e se percebe isso no livro de Geroge Rector em "The Rector Cook Book" de 1928.
Na minha receita não inclui molhos, queria algo bem leve. Na receita original se coloca o molho maionese, que se pode colocar tranquilamente, ou se achar quer colocar um molho leve, coloque iogurte natural!
Bom. a salada sempre traz benefícios à saúde. As nozes são ricas em Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina componentes que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e pressão arterial, mas cuidado é muito calórico, então não exagere no seu consumo! A maçã, ela é um alimento que deveria ser consumido todos os dias! É rico em vitamina B1, B2, sais minerais como fósforo e ferro. E tem um componente na casa, a pectina, que ajuda a manter as taxas de colestorol baixas. Além disso, previne problemas respiratórios, dminui o risco de diabetes, auxília no funcionamento do coração, do sistema cirulatório, no funcionamento cerebral, ajudar a saciar a fome sendo um ótimo aliado nas dietas!
o último ingrediente da salada Waldorf, é o aipo, ou também conhecido como salsão, é constítuido de potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, e vitaminas do tipo B e C. Ele beneficia o sistema imúnológico, ajuda na regulação do intestino, auxilia no processo de ciatrazação, é diurético e é bom para o sangue! Nessa receita usamos apenas o caule do aipo! Mas não descarte as folhas, elas também são comestíveis e você pode usar em outras receitas, sucos, sopas ou saladas mesmo!
Salada Waldorf a minha maneira! |
Receita Salada Waldorf
Ingredientes:
- Maçã
- Aipo ou salsão
- Nozes
- Brócolis
Observação: não coloquei a quantidade, pois deixo a critério de vocês o quanto de cada ingrediente que quer colocar!
Utensílios:
- Faca para cortar legumes
- Tábua de corte
- Tigelas
Preparação:
Lave bem as verduras antes de manunseá-las. Após corte em pedacinhos todos os ingredientes, misture todos em uma vasilha grande e sirva. Se pode servir em tigelas individuais ou em uma grande mesmo!
Bom Apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário