11 de janeiro de 2014

Blinis de Salmão

  Apresento a todos uma receita russa, os blinis! Os blinis são massas semelhantes aos crêpes e panquecas, com a peculiriaridade de serem menores tendo em média 12cm de diâmetro e um pouco mais grossos, por levar fermento químico.
  Esse prato simboliza o sol, por ser dourado devido a massa, e de forma pequena e arredondada. Já o sol era (ainda é para muitos) símbolo de prosperidade, riqueza e saúde. Esse simbolismo todo criou uma semana onde só se comia os blinis, o dia da Maslenitsa, ou também conhecido em inglês como "Butter Week", "Pancake Week" e "Cheese Fare Week", que era comemorada exatamente na última semana do inverno para homenagear o renascimento do sol na primavera. Quando alguém nasce blinis são oferecidos para trazer sorte e quando a pessoa morre também se oferece blinis no funeral (motivo disso? não consegui descobrir)!
  Antigamente os blinis eram feitos de aveia, hoje encontrados eles feitos com farinha de trigo, trigo, painço e cevada, mas o mais visto é o de farinha de trigo. Podemos colocar vários ingredientes de sabor a receita como cogumelos, creme, nata, carne, peixes, cebolas, batatas, caviar (muito comum na Rússia), queijo, geléias, mel, e frutas. Nos nossos blinis usaremos a dupla salmão com cream cheese, e para arrematar no final um temperinho, no nosso caso manjericão, mas temperinho verde, salsinha ficam muito bons!
  A dica dessa receita está na hora de fritar o seu blini. Para se conseguir o tamanho desejado compre um frigideira que tenha mais ou menos 12cm de diâmetro, ou um aro de metal. Com o aro de metal é mais trabalhoso o cozimento dos blinis, pois você deve colocar o aro na frigideira, e despejar a massa no meio dele e quando a massa estver cozida, retire o aro, para cozinhar o outro lado do blini. Também se pode praparar a frigideira para que ela fique antiaderente e com isso cozinhar melhor, para isso aqueça-a e esfregue-a com sal, depois disso limpe bem e repita o procedimento com óleo. Depois de "curtir" ou preparar a frigideira, não lave ela, mas limpe bem ou com pano ou com papel-toalha. 



Receita dos Blinis de Salmão
Rendimento médio de 12 blinis

Ingredientes:
  • 125g de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos batidos
  • 200 ml de leite ou de leite com água
  • 8g de fermento químico 
  • 50 g de cream cheese
  • 100g de salmão fresco
Utensílios:
  • Frigideira
  • Aro de metal (se necessário)
  • Vasilhas
Preparação:
  Em uma vasilha coloque a farinha de trigo, sal e o fermento químico, faça uma cova no meio e despeje no meio. Bata aos poucos a farinha com o leite, e aos poucos acrescente o leite ou a mistura de água com leite, com cuidado para a massa não empelotar. Depois disso, cubra a massa com um pano e deixe descansar por no mínimo 30 minutos, quanto mais tempo melhor.
  Essa não é uma massa muito líquido como as de crêpe, é um pouco mais densa o que ajuda a dar o formato dos blinis. Por fim, coloque a massa na frigideira untada de óleo (como ensido acima), a fogo baixo, e cozinhe os blinis até ter frente e verso dourados, e depois coloque os mesmos em papel-toalha para escorrer a gordura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário