29 de junho de 2014

Paçoca Doce de Amendoim

A paçoca de amendoim é mais uma delícia típica das festas juninas, e mais um doce vindo do querido amendoim! Existem paçocas doces quadradas ou em rolha, que é a redonda. Na receita de hoje fizemos a em rolha, que é uma das mais tradicionais, mas se pode fazer a quadrada ou com o formato que quiser, apenas compre um cortador de metal com o formato desejado. 
  Esse doce é brasileiríssimo, foi criada pelos indígenas, e por isso o nome vem do tupi po-çoc que significa esmigalhar. A paçoca podia ser doce ou salgada, sendo a salgada muito utilizada na época da colonização do Brasil em refeições de viagens, pois a farinha de mandioca era um alimento fácil de se carregar. A paçoca salgada não é feita de amendoim, mas sim de farinha de mandioca esmagada junto com carne seca. Mas a nossa paçoca de hoje é de amendoim e doce. Essa teve origem na região de São Paulo.



Receita da Paçoca de Amendoim
Rendimento 10-15 unidades

Ingredientes:
  • 1 xícara de amendoim torrado e sem casca
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de mandioca
  • 1 colher de chá de sal
Utensílios:
  • Vasilha
  • Cortador de metal ou cano de PVC (para a paçoca em rolha)
Preparação:
  A receita e a preparação são muito fáceis. A receita tem uma proporção igual dos ingredientes, e temos apenas que misturar todos os ingredientes em um processador, para triturar o amendoim junto com a farinha de mandioca e o açúcar. Após isso, misture essa farofa um pouco com as mãos, para dar a liga da massa com o calor das mãos. Para dar a forma da paçoca, se pode colocar a mistura em um refratário pressionando bem a paçoca, e depois cortando no formato desejado. Se você preferir a paçoca e rolha, se pode pegar o cano de PVC pequeno (você pode cortar o cano no tamanho desejado) ou o cortador redondo, e ir colocando e pressionando a paçoca dentro desse cilindro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário