24 de janeiro de 2014

Ovos - Dica

  Esse post, é um post dica e não de receita. Um ingrediente que não pode faltar na minha cozinha são os ovos! Com eles podemos fazer refeições completas e usá-los para preparar várias outras  receitas!
  Esse alimento é rico em proteínas, minerais como o ferro, iodo e cálcio, vitaminas como A, B, D, E e K. Além de terem baixas calorias, sendo 75 calorias por unidade, mas é claro se preparado de uma forma saudável, como cozido em água ou no forno, se fritarmos com óleo e manteiga já temos um ovo com mais calorias, além da gordura saturada. A indicação de consumo de ovos para um adulto é de 2 -3 ovos por semana, mas quem malha aumenta esse consumo devido ao alto nível proteíco dos ovos.
  De qualquer forma, os ovos estão muito presentes na cozinha e obviamente na nossa alimentação. Mas temos que ficar atentos a nossa segurança verificando a higiene e validade deles. Algumas dicas de segurança são:
  1. Sempre verifique a data de validade,
  2. Não compre ovos rachados ou com cascas imperfeitas, a perigosa salmonela pode entrar por essas imperfeições,
  3. Evite comer ovo cru para evitar ainda mais o risco de salmonela, 
  4. Mantenha os ovos sempre na geladeira
  5. Alimentos com ovos crus devem ser consumidos em no máximo 2 dias,
  6. Ovos cozidos com casca duram até uma semana.
  Ainda temos uma dica para ver se o ovo está fresco e próprio para consumo, acompanhe pela foto abaixo:

Foto extraída do livro "Todas as Técnicas Culinárias" Le Cordon Bleu.
  O primeiro ovo da foto está fresco. O ovo fresco é pesado e afunda se colocado em um copo com água, devido ao seu maior volume de água.
  O segundo ovo da foto, mostra que o ovo não é fresco, pois a bolsa de ar se expande dentro dele fazendo -o boiar com a ponta para baixo.
  E o último ovo está estragado e velho, pois já está com muito ar dentro de si, e irá boiar até a superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário