5 de janeiro de 2014

Granita de Limão

  Como estamos no verão, faremos hoje uma receita refrescante a granita italiana ou aqui no Brasil conhecida como "raspadinha"!
  A granita italiana é de origem siciliana, e surgiu lá na época da dominação árabe dessa região. Os árabes tinham o "sherbet", receita parecida com o sorbet e que originou a granita. Nessa época, que não sabemos ao certo qual é, a granita era feita utilizando o gelo da neve que era recolhida do Etna, e dos montes Iblei, Nebrodi e Peloritani. Essa neve era recolhida e mantida em lugares frescos para serem usadas no verão. 
  A granita consistia em raspas de neve e caldas de suco de limão ou um "xarope" de frutas ou flores, que eram colocadas como corbetura para dar sabor; mas predominavam os sabores de amora, café, limão e amêndoas, pois eram vastos na região. Por ser raspas de neve, a granita já foi chamada de "rattata" e "grattata", que traduzindopara o bom português pode ser raspada, ou raspadinha mesmo!

  A nossa receita de hoje apresenta um metódo italiano caseiro de fazer a granita, pois normalmente eles usam uma sorveteira ou  "gelatiera", para fazer a granita! A nossa adaptação é com relação ao suco de limão, ao invés do siciliano usaremos o nosso tradicional limão verde. Como nosso limão é muito ácido, se  você quiser pode substituir ele por um suco em pó de limão, que fica muito bom também. Vamos a receita!

Granita de Limão
Receita da Granita de Limão
Rendimento 10 porções médias

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 500ml de suco de limão
  • 250ml de açúcar granulado
Uteníslios:
  • Panela
  • Recipiente de plástico
  • Garfo
Preparação:
  Primeiramente preparamos o suco de limão, então esprema os limões até obter 500 ml do seu suco, se deve coer o suco de limão, e reserve.
  Em uma panela misture a fogo médio a água e o açúcar granulado até o açúcar derreter e se misturar com a água. Deixe esfriar o "xarope" ou a mistura.
  Depois misture o suco de limão com a mistura de água e açúcar, despeje no recipiente plástico e coloque no congelador.
  Nesse ponto começamos com o processo artesanal da granita. Após 1 hora de congelador, retire o recipiente do congelador e com um garfo raspe toda a superfície da granita, quebrando o gelo que criou. Retorne a granita para o congelador. Após mais 1 hora, repita o processo acima, raspando a mistura com um garfo, e retorne a granita ao congelador. Após mais uma hora, repita novamente o processo, e se a granita já estiver firme e com muitas raspas, já se pode servir, ou se quiser retorne ao congelador e repita o processo até ficar com a consistência que lhe agradar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário