Nos últimos tempos tenho tido vontade de comer as sobremesas clássicas do nosso dia-a-dia, só que a receita da minha mãe é muito melhor que a minha. Então incomodei ela pra me mostrar como ela faz, e ela mostrou! Começamos com o sagu de vinho com creme!!! Esse é um clássico aqui do sul, apesar de o sagu aqui no Brasil ter origem indígena.
O sagu é feito da fécula da mandioca, ou seja, o amido da mandioca. Com isso se fazem as bolinhas que usamos para fazer os doces. E os índios cortavam, picavam e moíam a mandioca para fazer o sagu. Porém ele só virou doce após a vinda dos portugueses ao Brasil, que usavam o vinho do porto com as bolinhas de mandioca para fazer o doce de sagu que conhecemos hoje!
Atualmente, encontramos o doce feito com vários outros sabores substitutos aos clássicos vinhos, como leite de coco, maracujá, framboesa, café, entre muiiiiiitos outros! Basta usar a imaginação e criar mais um saboroso gosto.
Receita do Sagu de Vinho com Creme Clássico
Rendimento médio de 12 porções
Ingredientes:
- 2 xícaras de sagu
- 10 xícaras de água
- 3 xícaras de vinho tinto doce
- 2 xícaras de açúcar
- canela em pau (opcional)
- cravo (opcional)
Ingredientes do creme:
- 2 gemas
- 4 xícaras de leite
- 200g de leite condensado
- 1 colher de chá de maizena
Utensílios:
- panela
- vasilha
- colher de pau
Preparação:
Sagu: primeiramente devemos deixar de molho por 20 minutos o sagu com 3 xícaras de água. As bolinhas vão inchar um pouco depois desse tempo, pois elas absorvem a água. Após coloque o sagu em uma panela em fogo de baixo a médio com mais 3 xícaras de água e o vinho, e deixe ferver um pouco a mistura, sempre mexendo para o sagu não grudar no fundo da panela. Acrescente o açúcar e prove, se o vinho for mais amargo precisará de mais açúcar, e se o vinho for mais doce se precisa colocar um pouco menos de açúcar! Então sempre prove para ver se o sagu está a seu gosto.
Mexa sempre o sagu, e aos poucos coloque o restante da água. O tempo médio de cozimento é de 30 minutos, e se você gosta de um sagu mais líquido acrescente mais água! Lembre-se: depois de pronto o sagu fica mais durinho, menos líquido. O ponto do sagu é quando as bolinhas não estiverem mais brancas por dentro, ou seja, estão completamente cozidas!
Creme: Em uma panela a fogo médio coloque o leite condensado, as gemas e o leite, mexa e deixe ferver um pouco. Dilua a maizena em um pouco do leite (você pode separar um pouco do leite que foi colocado anteriormente), e acrescente ao creme sem parar de mexar para não grudar na panela e empelotar. Se preferir um creme mais líquido acrescente mais leite à mistura.
Sagu fervendo antes de colocar o vinho. |
Sagu com vinho, mas ainda não cozido, pois ainda está branco por dentro. |
É o manjar dos deuses....delícia by Edu Dias
ResponderExcluir