Mais um doce símbolo de festas de aniversário, principalmente, no Rio Grande do Sul, o branquinho! De onde vem esse doce é uma incógnita total, por alguns é chamado de beijinho, mas na verdade o beijinho tem coco na receita, então não é o clássico branquinho!
Hoje vemos várias sabores sendo acrescentados na receita original, como limão, laranja,além disso, se quiser pode fazer a massa do negrinho, e fazer o "mesclado", que é um doce com metade branquinho e metade de negrinho! A receita é muito fácil, tem poucos ingredientes, mas é fácil de queimar ou empelotar ela, então vamos à receita com algumas dicas para um bom branquinho!
![]() |
Branquinho gaúcho na panelinha |
Rendimento médio de 15 docinhos
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 gema de ovo
Utensílios:
- Panela de alumínio
- Colher de pau
Preparação:
Coloque os ingredientes em uma panela, e misture os ingredientes antes de levar ao fogo. Após coloque a panela em fogo baixo, isso é muito importante, pois se colocarmos fogo alto o leite condensado vai caramelizar muito rápido, isso empelota e queima a massa. O truque é o fogo baixo, e não parar de mexer! Quando a massa começar a ganhar consistência e criar umas bolhas de ar na massa, retire do fogo para a massa não ficar muito dura e deixe esfriar.
E assim, o branquinho está pronto para você trabalhar do jeito que quiser! Se pode manter o branquinho na geladeira, e um ou dois dias depois ele vai ficar bem mais açucarado do que normalmente é.