Pra começar, quero falar um pouco da história do prato que é antiga e interessante. Vou resumir, mas abaixo coloco um link que tem uma história mais completa, é em italiano, mas é fácil de entender e se pode traduzir. A pizza tem origem no Egito, ano 1600, na verdade as experimentações da massa da pizza, com o cultivo do grão de trigo, passando pelo grão moído, da mistura dele com água, do cozimento dessa mistura, da descoberta da fermentação, e da criação do primeiro forno! Genial! OK, tiveram problemas em algumas religiões pelo mistério de uma massa fermentada; mas o mistério foi levado adiante por alguns, e tivemos a base da pizza!
A forma conhecida hoje em dia, foi criada na Itália, sim, Nápoles (sim a pizza é napolitana)! O molho de tomate foi descoberto na América, mas logo usado na Itália como base dos sabores. A primeira pizzaria surgiu em 1830, Nápoles, e se chamava Port'Alba. E com o tempo a pizza foi difundida pelo mundo!
A pizza Margherita, foi criada pelo pizzaiolo napolitano Raffaelle Sposito. Em uma visita do Rei Umberto e a Rainha Margherita, em 1889, o pizzaiolo criou três sabores de pizza, mas a rainha adorou um que tinha as cores da bandeira da Itália, manjericão, queijo mussarela, e massa de tomate! Em retribuição ao elogio e apreciação da rainha, o pizzaiolo deu o nome desse conjunto de sabores de Margherita!
Bom, agora segue receita original!
Pizza Margherita
Rende 4 pizzas de 30 cm de diâmetro em média (depende da espessura dada)
Ingredientes:
Massa da pizza:
- 1 kg de farinha de trigo (um pouco mais para abrir a pizza)
- 600 ml de água
- 6 colheres de óleo extravirgem
- 20 gr de sal
- 2 colheres de chá de açúcar
- 25 gr fermento biológico para pizza
Sabor:
- 12 folhas de manjericão
- 700 ml de massa de tomate (pode ser menos conforme quantidade colocada)
- 600 gr queijo mussarela
Utensílios:
- Tigela
- Medidor de ml e gr
- Formas de pizza
Preparação:
Para a massa da pizza, diluir o fermento biológico em um pouco dos 600 ml de água, e após colocar o açúcar. No restante da água morna colocar o óleo e o sal. Colocar a farinha em uma tigela, e abrir um buraco no meio para colocar a água com fermento e açúcar e misturar. Após colocar aos poucos a água com óleo e sal, até a massa ter uma consistência elástica mas não pegajosa. Essa massa deve ser um pouco trabalhada até obter uma massa lisa e com uma leve consistência. Formar uma bola e colocar novamente na tigela, cobrir com um pano e manter por 2 horas em um local quentinho, que não tenha corrente de ar, pois essa massa deve fermentar e dobrar de tamanho.
Após a fermentação abrir a massa, com ajuda da farinha, colocar o molho de tomate, queijo mussarela e manjericão. Colocar em forno pré aquecido a 250 °C por uns 20 minutos.
OBS: cada um conhece o seu forno, então isso é uma média. o ideal é colocar a massa em uma temperatura alta (mas não tão alta que queime), até ficar bem dourada!
E depois é só reunir a família e os amigos para essa diversão a mesa!
Link com o texto completo sobre a história da pizza:
Nenhum comentário:
Postar um comentário