22 de julho de 2013

Pizza Margherita

  Quem não gosta de pizza? Pizza é a comida que sempre uni as pessoas, e que todos um dia já comeram!! E a pizza Margherita? Apenas 4 ingredientes (massa, mozzarella, tomate e manjericão), que unidos e bem preparados proporciona um sabor maravilhoso!
  Pra começar, quero falar um pouco da história do prato que é antiga e interessante. Vou resumir, mas abaixo coloco um link que tem uma história mais completa, é em italiano, mas é fácil de entender e se pode traduzir. A pizza tem origem no Egito, ano 1600, na verdade as experimentações da massa da pizza, com o cultivo do grão de trigo, passando pelo grão moído, da mistura dele com água, do cozimento dessa mistura, da descoberta da fermentação, e da criação do primeiro forno! Genial! OK, tiveram problemas em algumas religiões pelo mistério de uma massa fermentada; mas o mistério foi levado adiante por alguns, e tivemos a base da pizza!
  A forma conhecida hoje em dia, foi criada na Itália, sim, Nápoles (sim a pizza é napolitana)! O molho de tomate foi descoberto na América, mas logo usado na Itália como base dos sabores. A primeira pizzaria surgiu em 1830, Nápoles, e se chamava Port'Alba. E com o tempo a pizza  foi difundida pelo mundo!
  A pizza Margherita, foi criada pelo pizzaiolo napolitano Raffaelle Sposito. Em uma visita do Rei Umberto e a Rainha Margherita, em 1889, o pizzaiolo criou três sabores de pizza, mas a rainha adorou um que tinha as cores da bandeira da Itália, manjericão, queijo mussarela, e massa de tomate! Em retribuição ao elogio e apreciação da rainha, o pizzaiolo deu o nome desse conjunto de sabores de Margherita!


Bom, agora segue receita original!

Pizza Margherita

Rende 4 pizzas de 30 cm de diâmetro em média (depende da espessura dada)

Ingredientes:
Massa da pizza:
  • 1 kg de farinha de trigo (um pouco mais para abrir a pizza)
  • 600 ml de água
  • 6 colheres de óleo extravirgem
  • 20 gr de sal
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 25 gr fermento biológico para pizza
Sabor:
  • 12 folhas de manjericão
  • 700 ml de massa de tomate (pode ser menos conforme quantidade colocada)
  • 600 gr queijo mussarela 

Utensílios:
  • Tigela
  • Medidor de ml e gr
  • Formas de pizza
Preparação:
  Para a massa da pizza, diluir o fermento biológico em um pouco dos 600 ml de água, e após colocar o açúcar. No restante da água morna colocar o óleo e o sal. Colocar a farinha em uma tigela, e abrir um buraco no meio para colocar a água com fermento e açúcar e misturar. Após colocar aos poucos a água com óleo e sal, até a massa ter uma consistência elástica mas não pegajosa. Essa massa deve ser um pouco trabalhada até obter uma massa lisa e com uma leve consistência.  Formar uma bola e colocar novamente na tigela, cobrir com um pano e manter por 2 horas em um local quentinho, que não tenha corrente de ar, pois essa massa deve fermentar e dobrar de tamanho. 
  Após a fermentação abrir a massa, com ajuda da farinha, colocar o molho de tomate, queijo mussarela e manjericão. Colocar em forno pré aquecido a 250 °C por uns 20 minutos.
OBS: cada um conhece o seu forno, então isso é uma média. o ideal é colocar a massa em uma temperatura alta (mas não tão alta que queime), até ficar bem dourada!



 E depois é só reunir a família e os amigos para essa diversão a mesa!

Link com o texto completo sobre a história da pizza:

Nenhum comentário:

Postar um comentário