20 de março de 2015

Macarons com Ganache de Chocolate

  Hoje é o dia dele, do macaron!! Esse doce conhecido por ser francês (só que nāo), que é super delicado e delicioso! Eu sou apaixonada por eles, e os macarons do Pierre Hermé são os melhores do mundo, na minha opinião, né! 
  Os macarons são doces levemente crocantes por fora e cremosos por dentro, devido ao seu recheio. A massa base deles é de merengue com amêndoas, e podemos encontrar a técnica de macaron com os três tipos de merengue: francês, italiano e suíço. Na receita de hoje usaremos o merengue francês, que é a técnica mais simples, porém a massa é mais instável fazendo com que o cozimento seja mais delicado!

  Um truque para ter um bom macaron é da farinha de amêndoas, que deve ser processada finamente e deve ser bem sequinha! Se pode comprar as amêndoas sem casca e processar em casa até obter uma farinha fina, ou comprar a farinha, e se necessário processar ainda mais em casa. Além disso,podemos levar a farinha o forno na temperatura mínima por uns 5 minutos para secar a farinha de amêndoas!
  Os macarons têm origem na Itália, e chegou na França por meio do chef da Catherine de Médicis em 1533, quando se casou com o futuro rei da França, Henri III. O nome macaron vem de do italiano "macaroni". Os macarons eram apenas biscoitos, sem o recheio que conhecemos hoje, o formato atual foi criado no século XX por Pierre Desfontaines, o neto de Louis Ernest Ladurée, sim da famosa confeitaria Ladurée! E vamos a receita!

                                   

                                   

                                   


Receita de Macarons com Ganache de Chocolate 
Rendimento médio de 40 macarons

Ingredientes:
  • 225g de açúcar de confeiteiro
  • 125g de farinha de amêndoas
  • 100g de claras de ovos (mais ou menos 3,5 claras de ovos)
  • 25g de açúcar refinado
Ganache de Chocolate: 
  • 200g de creme de leite líquido
  • 250g de chocolate meio amargo
Utensílios:
  • Processador ou mixer
  • Batedeira
  • Balança de cozinha ou copo medidor
  • Saco de confeiteiro
  • Folha de silicone ou de papel manteiga
Preparação:
  Misture a farinha de amêndoas (já processada e sequinha) com o açúcar de confeiteiro, em um processador ou mixer, para ter uma mistura bem fininha e homogênea dos dois! Na batedeira, bata as claras em neve, e quando elas começarem a montar acrescente o açúcar refinado, até ter o ponto de merengue firme, com o bico. 
  Misture em duas partes a mistura de farinha de amêndoas com açúcar de confeiteiro ao merengue suavemente. Depois com ajuda de um pão duro, misture bem tudo até obter um ponto do macaron, não líquido, mas também não pode ser grumoso! O nome desse último processo é "macaronagem", e para ver o ponto, use um pratinho, coloque um pouco da massa no pratinho, se a massa se manter firme e o bico da massa desaparecer em alguns segundo... esse é o ponto.
  Coloque a massa no saco de confeiteiro e faça as bolinhas de macaron com 4 a 5 cm de diêmetro. Se quiser padronizar, pegue um aro de metal e mergulhe na massa do macaron, depois marque o papel manteiga e a folha de silicone (silpat). Deixe um espaço entre os macaron para que o ar circule e a massa cozinhe melhor! Se pode colocar raspas de limão ou um pouco de cacau em pó sobre os macarons como decoração, além de agregar um gostinho extra delicioso ao macaron!
  Deixe os macarons em temperatura ambiente até criar uma leve casquinha na  superfície dos macarons! Coloque levemente o dedo encima da massa, se não grudar pode levar ao forno! Esse tempo varia de região para região, aqui no sul, em Porto Alegre é muito úmido, meu truque é colocar no forno em temperatura mínima até criar a casquinha!
  Depois disso leve os macarons ao forno em temperatura média de 180°C de 10 a 15 minutos, isso também varia de forno pra forno, e quanto maior o macaron mais tempo de forno! A dica é, quando o macaron estiver rachando, quer dizer que o forno está muito alto, então temos que diminuir a temperatura!
  Ufa, macarons prontos e secos, preparamos a ganache de chocolate! esquentamos o creme de leite e acrescentamos o chocolate picado dentro do creme de leite. Espere uns 5 minutos e misture bem a ganache. Leve para a geladeira por umas 2 horas e está pronto o recheio, Basta colocar o recheio em uma parte do macaron, coloque a ganache, e grude na outra parte do macaron! Voilá! C'est fini des macarons!

Nenhum comentário:

Postar um comentário