15 de novembro de 2014

Madeleines

  Voltamos de Paris com muitas receitas e idéias, e depois dos testes postaremos tudo aqui para vocês! A primeira receita testada e aprovada são as Madeleines!!! Eu amo elas!!! Elas são um bolo que tem um lado em forma de concha e o outro em forma de gota, devido ao crescimento da massa do bolo!
  As madeleines são da cidade de Commercy na região de Lorraine na França. A história conta que a serva da Marquesa de Baumont Perrotin, em meados de 1755, cozinhava bolos para Stanislas Leszczynski, e um belo dia decidiu fazer um bolinhos em forma de concha. Ele gostou tanto do bolinho que deu o nome de sua criadora, Madeleine Paulmier!
  Há uma outra história menos conhecida e mais incerta que conta que na perigrinação de Saint Jacques de Compostela, havia uma garota chamada Madelaine que oferecia bolinhos em forma de concha aos peregrinos.
  Depois de um pouco de história, vamos à receita!!!! Abaixo temos uma receita tradicional, mas raspas de limão, laranja, mel, entre outros ingredientes podem ser acrescentados a receita. Para que a massa tenha aquele formato de gota, o truque é deixar a massa descansar!

Madeleines Tradicionais
Primeiro teste de receita de madeleines ...quase lá! mas sempre lindas de se ver!

Receita das Madeleines
Rendimento médio de 24 madeleines grandes

Ingredientes:
  • 120g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar
  • 2 ovos médios
  • 100g de manteiga
  • 8g de fermento químico
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • pitada de sal
  • leite (se necessário)
Utensílios:
  • Tigelas
  • Balança digital ou copo medidor (Você pode adquirir na loja online do Gourmet in Kitchenland)
  • Forma de metal ou silicone de madeleines (Você também pode adquirir na loja online Gourmet in Kitchenland)
  • Espátula de silicone
Preparação:
   Em uma tigela coloque a farinha peneirada, o fermento químico e o sal, e reserve. Mexa bem os ovos com o açúcar e essência de baunilha, e reserve. Derreta a manteiga, e deixe ela esfriar um pouco antes de misturar com os outros ingredientes. Na tigela com farinha, coloque a mistura com os ovos e por fim a manteiga derretida. Devido ao tamanho dos ovos você pode ter uma massa mais líquida ou mais espessa, precisamos de um meio ponto. Se a massa estiver muito líquida, acrescente um pouco de farinha, se estiver muito espessa, acrescente um pouco de leite.  Com a massa finalizada, ela deve descansar por 1 hora na geladeira. Depois de 1 hora de descanso, coloque a massa nas formas da madeleine, cuide para encher apenas 2/3 da forma, pois a massa vai crescer no forno. Se você estiver usando as formas de metal deve passar manteiga e polvilhar com farinha as formas para as madeleines não grudarem. Se estiver usando as formas de silicone, esse processo não é necessário!  Leve as madeleines ao forno, pré aquecido a 210°C, por uns 10 minutos, e depois diminua o forno para 180°C, por até mais 5 minutos. O cozimento vai variar conforme o tamanho das madeleines, então fique de olho na cor delas e faça o teste do palito!


Diversão em família! Meus sobrinhos que fizeram essas madeleines!


Nenhum comentário:

Postar um comentário