Receita do dia: mil folhas! mil folhas é uma das sobremesas mais famosas no mundo inteiro. Ela é de origem francesa, conhecida lá como "mille-feuille". Se fala que François Pierre de La Varenne teria criado o mil folhas, pois em 1651, ele publicou essa receita em seu livro "Le Cuisiner François".
E o já conhecido chef Marie-Antoine Carême, o "o rei dos chefs e o chef dos reis", teria aperfeiçoado a receita. O nome de mil folhas vem da massa folhada, em francês "pâte feuilletée", por causa da sua característica folhada!
A forma clássica de um mil folhas é quadrada, com três camadas de massa folhada intercaladas com o recheio, que normalmente é de creme de confeiteiro. Com o tempo, surgiram novas formas e sabores à essa receita, como doce de leite, praliné, pistache e até salmão de recheios, e raramente podemos encontrar também massas folhadas de chocolate!!!! Me deu água na boca!!!! Então vamos a receita.
Mil folhas circular de doce de leite e creme de confeiteiro. |
Mil folhas clássico de creme de confeiteiro. |
Receita de Mil Folhas
Rendimento varia conforme a forma dada a sobremesa
Ingredientes:
- Massa folhada
- Creme de confeiteiro e/ou doce de leite
Utensílios:
- Balança de cozinha
- Panela
- Forma de metal
- Tigelas
- Fouet
Preparação:
Prepare a massa folhada, no caso estamos usando a massa folhada de margarina, mas a ideal é a de folhado francês (estarei postando futuramente). Com a massa folhada pronta, devemos abrir ela e cortar nos formatos desejados. Se quiser um folhado retangular, estenda a massa na forma inteira e asse inteira, e deixe para cortar a massa depois de assada. Asse a massa em forno pré aquecido a 160-170 °C.
Prepare o creme de confeiteiro. Quando o creme e a massa folhada estiverem frios, se pode montar o mil folhas da forma que deseja!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário